terça-feira, 11 de maio de 2010

Sociedade Novo Horizonte


O vereador Márcio de Souza, acompanhado da coordenadora da Coppir, Sra. Ana Paula Cardoso, e da presidente do Compir, Sra. Valdeonira Silva dos Anjos, participou da inauguração da nova sede da Sociedade Novo Horizonte, na última 6ª feira, com participação de lideranças de todo o estado, principalmente de representantes de clubes negros e de entidades defensoras dos direitos da população negra.

Militante do Movimento Negro, reconhecido em Santa Catarina pela defesa das vítimas de crimes raciais, grande incentivador da organização de entidades de movimento negro e propositor da criação de coordenadorias de promoção de políticas públicas para a igualdade racial em vários municípios, o vereador participou das negociações que resultaram na construção do novo prédio e vê, nessa resistência, resquício da luta que tomou conta das lideranças da etnia negra, no início do século 20, após a abolição da escravatura, na tentativa de se manterem unidos e preservarem sua cultura.

A Seppir - Secretaria Nacional de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial -, estimula a reorganização destes clubes, além de ter programa para incentivo do tombamento dos espaços, como patrimônio imaterial e cultural brasileiro.

Nenhum comentário: