terça-feira, 25 de maio de 2010

25 de maio – Dia da África

Em 25 de Maio de 1963, reuniram-se, em Adis Abeba – Etiópia, 32 chefes de estado africanos contra a subordinação que o seu continente sofria há séculos. Ao longo dos tempos, e com os mais diversos termos, colonialismo, neocolonialismo, "partilha de África", os povos africanos viam as suas riquezas naturais e humanas roubadas por povos que se consideravam superiores. Na reunião de Adis Abeba, esses líderes criaram a OUA (Organização da Unidade Africana), hoje a União Africana. Dada a importância desse encontro, a ONU, em 1972, instituiu o dia 25 de Maio como Dia da Libertação de África.

Esta data simboliza a luta e combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação. Representa a memória coletiva dos seus povos e o objetivo comum de unidade e solidariedade, na luta para o desenvolvimento econômico do continente.

A criação da OUA deu forma à vontade dos africanos em se unirem num corpo único, capaz de responder, de forma organizada e solidária, aos desafios que visam criar as condições necessárias à construção do futuro dos filhos da África. (Fonte: http://a-papoila.blogspot.com/2007/05/dia-da-frica-25-de-maio.html)

Nenhum comentário: