domingo, 2 de maio de 2010

29 de abril - Dia Internacional do Cão-guia

A origem desta simbiose entre homens e animais precede a Idade Média. Em 1780, em Paris, foi iniciada a primeira tentativa sistemática de adestramento de cães para a tarefa e, a partir da Primeira Guerra Mundial, a atividade se aprofundou. (Fonte: Coluna Mãe de Cachorro/JND)

O vereador Márcio de Souza é o autor da lei 6.874/2005, que garante o trânsito, ingresso e permanência de animais para fins de terapia (zooterapia) e educação nos locais, estabelecimentos e meios de transporte públicos, desde que não ofereçam risco à saúde e à integridade física de outras pessoas, assegurando aos técnicos especializados (Zooterapeutas), treinadores e usuários dependentes, o direito de livre locomoção na cidade.

O vereador também é co-autor da lei complementar 183/2005, que proíbe a utilização, sob qualquer forma, de animais selvagens, nativos, domésticos, ou exóticos, em circos ou espetáculos assemelhados no território municipal.

Um projeto de teor similar está tramitando na Câmara Federal. Apresentado em 2006, o projeto de lei 7.291, do senador Álvaro Dias (PSDB/PR), que proíbe, no âmbito federal, o uso de animais em circos, foi aprovado, por unanimidade, pela Comissão de Constituição e Justiça, devendo seguir para o Plenário. (Fonte: http://www.wspabrasil.org)

Nenhum comentário: