domingo, 23 de maio de 2010

Dia de prevenção às LER / DORT

O vereador Márcio de Souza apresentou projeto de lei que institui o Dia de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), a ser comemorado todo dia 28 de fevereiro.

Uma questão de saúde pública mundial! Assim são consideradas estas doenças que acometem trabalhadores de diversos setores. O remédio mais eficiente para acabar com elas é conscientizar empregados e patrões sobre as conseqüências deste mal. Desde 2000, dia 28 de fevereiro é considerado o Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT.

A proposição tem a finalidade de instituir o dia para informação sobre as corretas e melhores formas de prevenção às LER/DORT, quando poderão ser realizados eventos como oficinas de ikebana e palestras que abordem temas relacionados aos possíveis acidentes, campanhas informativas para esclarecimentos gerais, com possibilidade de buscar, na iniciativa privada, recursos e meios para divulgar e introduzir os métodos atuais para prevenção às LER/DORT.

Algumas das categorias profissionais mais atingidas são os bancários e trabalhadores dos setores de comércios e serviços, principalmente os caixas de supermercados e de bancos. Dentre as doenças que são classificadas como LER/DORT, segundo o Ministério da Saúde, existem: tenossinovites, tendinites, epicondilites, bursites, miosites ou síndrome miofascial, síndrome do túnel do carpo, síndrome cervicobraquial, síndrome desfiladeiro torácico, síndrome do ombro doloroso, doença de quervain e cisto sinovial.

Dependendo do estágio da doença, a LER/DORT pode ser praticamente irreversível, isto é, a pessoa pode ficar incapacitada para o resto da vida, o que tem chamado a atenção da área da saúde por serem enfermidades altamente incapacitantes.

Nenhum comentário: