domingo, 8 de novembro de 2009

Semana da Consciência Negra





Na semana de 16 a 20 de novembro, Florianópolis será sede de um evento de extrema importância nacional: o II Diálogos Brasil África – Semana da Consciência Negra, promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial – COPPIR e pelo gabinete do vereador Márcio de Souza.

No dia 09 de novembro, acontecerá uma mobilização na cidade para a aprovação do Projeto de Lei nº 12.166/2006, do vereador Márcio de Souza, que declara feriado municipal o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, em homenagem ao herói brasileiro Zumbi dos Palmares, objetivando chamar a atenção da sociedade para os absurdos provocados pelo preconceito e pelo racismo e para a necessidade de respeito à população negra.

Durante a Semana, haverá palestras e debates sobre os temas religião, cotas e Estatuto da Igualdade Racial, assim como mostras de dança, exposição de pinturas e esculturas, shows etc.

O evento busca mobilizar a sociedade para refletir e se conscientizar da contribuição da população negra na construção da nossa sociedade e da luta para o alcance das relações de igualdade de oportunidades, que valorizam a pluralidade e a diversidade cultural de Florianópolis.

Zumbi
Os quilombos, locais de abrigo dos escravos fugidos das senzalas, não aceitavam as condições impostas aos escravos, no século XVII. O Quilombo dos Palmares foi o mais importante, não somente por ser um dos maiores, mas, também, por ser organizado e liderado por Zumbi, reconhecido como herói nacional, recentemente, pelo governo brasileiro.

Forte, guerreiro, inteligente, profundo conhecedor de suas terras, de táticas de guerra e, principalmente, de seus direitos, Zumbi se armou de tal forma que era impossível capturá-lo. Somente quando foi delatado por um dos seus é que foi capturado, tendo sua cabeça exposta em praça pública para intimidar os outros escravos. Era 20 de novembro de 1695.

A COPPIR e o vereador Márcio de Souza, em comprometimento com a ancestralidade negra, pretendem fazer da Semana da Consciência Negra um momento para que o povo descendente de Zumbi não esqueça da sua força. Como clama uma das atrações do evento, a Frente 03 de Fevereiro, "Zumbi somos todos nós".

Nenhum comentário: