quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra – feriado municipal!


Foto: Artur de Bem

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na noite do dia 9/11, o projeto de lei 12.166/06, de autoria do presidente interino da Câmara, vereador Márcio de Souza, que declara feriado municipal o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Estiveram presentes, entre outras lideranças do movimento negro, a Coordenadora Municipal da Igualdade Racial, Dra. Marta Holanda Lobo e a presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial, professora Valdeonira Silva dos Anjos.

Zumbi
Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares, maior Quilombo já registrado. Os Quilombos eram locais de abrigo aos escravos fugidos das senzalas. O Quilombo dos Palmares foi o mais importante por ser um dos maiores, mais organizados e liderados pelo líder Zumbi, reconhecido como herói nacional, recentemente, pelo governo brasileiro.

Zumbi fundou o Quilombo dos Palmares, pois não aceitava as condições impostas e acreditava que seu povo deveria ser livre. Forte, guerreiro, inteligente, profundo conhecedor de suas terras, seus direitos e de táticas de guerra, Zumbi se armou de tal forma que era impossível capturá-lo. Somente quando foi delatado, por um dos seus, é que foi capturado e sua cabeça exposta em praça pública para intimidar os outros escravos que já pensavam que Zumbi era imortal, mostrando que ele era uma pessoa comum e que não era tão forte quanto parecia. Era 20 de novembro de 1695.

Nenhum comentário: