sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Bar do Tião tombado – Agora é lei!

O Bar do Tião foi tombado como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Florianópolis, através do PL 13.029/08 do vereador Márcio de Souza, e sancionado pelo prefeito Gean Marques Loureiro no próprio Bar, dia 14/11, com grande participação popular.

O processo de tombamento do Bar do Tião segue uma das linhas de trabalho do mandato do vereador Márcio de Souza: zelar pela cultura de Florianópolis.
O ato de tombamento significa um conjunto de ações realizadas pelo poder público, com o objetivo de preservar, através da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham ser destruídos ou descaracterizados.

O espaço do Bar do Tião fica instalado no Monte Verde, no terreno da residência que um dia foi morada do Senhor João Batista de Almeida, o Seu Tião, já falecido.
Pequeno, mas aconchegante, o bar foi ampliado algumas vezes, desde a fundação, para abrigar a quantidade de freqüentadores que aumentava com o tempo.

Considerado um dos principais redutos de samba da cidade, o Bar do Tião é, também, referência nacional do estilo musical, além de prestigiar compositores locais como o próprio Tião, Rolando Mello, Reizinho, Jeisson Dias e Neco.
Por certo, quase todos os sambistas, chorões e seresteiros de Florianópolis já passaram pelo Bar do Tião, que é uma referência a todos aqueles que hoje alegram as noites de nossa cidade turística.

O porquê do tombamento
O tombamento objetiva garantir a continuidade do funcionamento daquele valoroso espaço de formação, apreciação e reprodução artística, por intermédio da música, como, também, permite assegurar a existência de um dos locais mais destacados de convivência social da cidade.

O tombamento visa, igualmente, zelar pela história da música e dos músicos em Florianópolis, intimamente relacionados com a vida de João Batista de Almeida, o Seu Tião.

Nenhum comentário: