Pegando carona na discussão sobre o fumo nos ambientes abertos e de grande circulação, acreditamos ser importante, também, discutir a fumaça proveniente do escapamento dos ônibus.
Hoje, toda a frota do transporte coletivo de Florianópolis possui o escapamento na parte inferior do veículo. A fumaça emitida pelos veículos a diesel é formada por diversas substâncias tóxicas e, portanto, extremamente nocivas à saúde. Quando liberadas, vão, possivelmente, direto para o rosto das pessoas que passam a pé, de bicicleta, carro ou moto.
Pela necessidade de assegurar a manutenção da saúde e bem-estar da população, da proteção ao meio ambiente em geral, o vereador Márcio de Souza apresentou projeto de lei complementar 965/08, hoje na Comissão de Justiça, que estabelece o escapamento vertical nos veículos a diesel do transporte coletivo.
O uso do escapamento vertical reduz o nível de exposição da população à fumaça preta e aos gases de combustão, através de sua maior diluição na zona de respiração de transeuntes, além de melhorar a visibilidade no trânsito e propiciar melhores condições para a efetiva fiscalização da emissão de fumaça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário