sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Anemia falciforme

O mandato do vereador Márcio de Souza, representado pelo assessor Julio Cesar Marques Junior, participou do grupo de trabalho com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, HEMOSC e Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial – Coppir, em 14/09, para discussão do tema anemia falciforme.

A Dra. Marta Holanda Lobo, da Coppir, juntamente com Andréia, representante do HEMOSC, apresentaram, através de slides, o projeto da anemia falciforme, o qual trazia custos e a coleta de dados, entre outros itens também relevantes, sendo que a Secretaria Municipal da Saúde garantiu que vai liberar os 25 mil disponibilizados para o projeto.

Em seguida, ficou deliberado que o HEMOSC, no dia 20 de novembro, vai estar aplicando cursos sobre o assunto, com médicos e enfermeiros com carga horária de quatro horas, criando, assim, uma cadeia de repasse de informações aos companheiros de trabalho.

Também foi discutida a abertura de concurso público ou contratação de profissionais para a rede de atendimento, visando reforçar as políticas de orientação de planejamento familiar, lembrando que a PMF fornece o exame para saber se a pessoa é portadora da Anemia Falciforme.

O vereador Márcio de Souza incluiu, na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2010, um programa de prevenção e assistência integral às pessoas portadoras do traço falciforme e/ou da anemia falciforme.

A anemia falciforme é uma doença hereditária que causa a má formação das hemácias e alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. Conhecida há muito tempo e presente em vários países, é freqüente na população negra, mas também em outras etnias e populações próximas ao Mediterrâneo.

No Brasil, estima-se que 3, de cada 100 pessoas, são portadoras de traço de anemia falciforme e um, em cada 500 negros brasileiros, nasce com a doença.

Nenhum comentário: