quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Coordenadoria da Igualdade Racial em Criciúma

No sábado, 12/09, o vereador Márcio de Souza, representando a Câmara Municipal de Florianópolis e a assessora Nilza Nelci Girolla participaram, no Paço Municipal Marcos Rovaris - Criciúma, a convite do Poder Executivo, de evento político comemorativo à sanção da lei de criação da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial - Copirc e à apresentação do Programa Municipal de Educação para a Diversidade Étnica - PMEDER.

O ministro Edson Santos (Secretaria Nacional - Seppir), bem como o prefeito Clésio Savaro e a coordenadora municipal da Igualdade Racial da capital, Dra. Marta Lobo, estiveram presentes, entre outras autoridades e grande número de pessoas negras que prestigiou a solenidade.

Dra. Marta Lobo, em seu discurso de saudação, disse que “a Coordenadoria não é um fim em si mesmo, pois tem a proposta de aglutinar um plano a ser executado nas mais diversas áreas de atuação do município”.

O vereador Ezio Jevis Manoel, autor do projeto de lei, manifestou-se, dizendo “da luta dos negros pela paz, justiça social e pelos direitos que todos têm buscado nos princípios universais, liberdade e igualdade”.

O anfitrião do evento, prefeito Clésio Savaro, falou da inclusão deste segmento nas atividades econômicas e sociais, a fim de se ter um desenvolvimento pleno para toda a população.

Já o ministro, em seu discurso de fechamento, lembrou que “a luta anti racista contou com a presença do monarquista Joaquim Nabuco, o qual dizia que a escravidão era um obstáculo ao desenvolvimento de nosso país, que não só deveríamos libertar o negro mas, também, fazer a reforma agrária e, hoje, lutamos pelo assentamento dos quilombolas. Mencionou, também, a votação, na Câmara Federal, do Estatuto da Igualdade Racial, um dos princípios fundamentais que demonstra que o estado é responsável pelas desigualdades dentro do Estado Brasileiro”.

Vale lembrar que o mandato do vereador Márcio de Souza, juntamente com o movimento negro, foi o grande articulador para a criação das Coordenadorias de Igualdade Racial em Itajaí e Florianópolis, abrindo caminho para a criação de outras pelo estado.

Nenhum comentário: