quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Associação Fazenda Fita Cia. Artística

No dia 09 de julho/2012, no Plenário da Câmara Municipal, foi aprovado o PL 14.741/2012, de autoria do Vereador Márcio de Souza, que declara de utilidade pública a Associação Fazendo Fita Cia. Artística, entidade civil de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com foro e sede nesta Capital.

A Associação, criada em 2003, possui, por premissa fundamental, a contribuição para o bem comum da sociedade em geral, através da realização de obras de cunho cultural, artístico, social, de comunicação e pesquisa. Também fomenta a cultura através da integração de profissionais de arte, contribuindo sobremaneira para o ensino, pesquisa e aprimoramento técnico de artistas, produtores e todos os membros da sociedade com interesse sócio-cultural. Dentre outras finalidades, cumpre-nos salientar a promoção do desenvolvimento sustentável, bem como a promoção do voluntariado e do desenvolvimento econômico e social, por meio de eventos culturais, festivais, encontros, palestras, oficinas, workshops, bem como elaboração de materiais educativos acerca do trabalho cultural e artístico, facilitando e acelerando o processo de inclusão social da população.

Já participou de inúmeros festivais culturais, dentre os quais salientamos o espetáculo Acidente com Fuso, no 2º Festival Catarinense de Bonecos, em Rio do Sul, e no 16º Festival de Teatro de Florianópolis Isnard Azevedo. Em 2007, foi vencedora do concurso de dramaturgia da 2ª Bienal de Cultura da UNE, no Rio de Janeiro.

A entidade é responsável pela criação, produção e desenvolvimento do Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA), que amplia o acesso a espetáculos de teatro de boneco e animação, no país, e divulga suas diferentes linguagens ao público, em geral, com entradas gratuitas ou com custo bem acessível à população.

No FITA de 2011, a Associação reuniu 19 Companhias Teatrais vindas da América Latina e Europa, e cerca de 50 espetáculos nacionais e internacionais, vindos do RS, Rio, SP e SC, além de grupos da Finlândia, Peru, Colômbia e Itália.

Nenhum comentário: