O vereador Márcio de Souza solicita que a Vigilância Sanitária adote uma campanha de conscientização quanto ao uso correto de poços artesianos (ponteiras) para captação de água.
Recentemente, o Instituto Federal de SC (IFSC) constatou que a água consumida através de ponteiras, em residências da região do Campeche, possui alta concentração de alumínio. Esse metal, quando ingerido em grande quantidade, ao longo dos anos, pode provocar problemas neurológicos, como, por exemplo, o mal de Alzheimer.
Nem sempre a água encontrada no subsolo ou em nascente é garantia de boa qualidade. O desenvolvimento desordenado em determinadas áreas faz com que a utilização de formas alternativas de abastecimento de água, sem o devido monitoramento (análises temporárias) das condições sanitárias, pode trazer sérios problemas de saúde à população.
Hoje, muitas casas já possuem acesso à água tratada, porém, muitas vezes, optam pela água da ponteira, por acreditarem ser mais saudável, desconhecendo, assim, a qualidade real da mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário