Amparados pela Lei 7558/2008, criada através de projeto de lei do mandato do Vereador Márcio de Souza (PT), que instituiu a Semana das Religiões de Matrizes Africanas no Município de Florianópolis/SC, estamos organizando a III edição da mesma, que apresentará um conjunto de eventos desenvolvidos pelas entidades representativas das religiões.
O documento conclusivo do painel de debates servirá de subsídio para participação da comunidade religiosa no processo do Plano Diretor Participativo, que deverá sofrer nova demanda de participação popular nos próximos meses, antes de ser remetido à Câmara Municipal para apreciação.
PROGRAMAÇÃO
20/04 - 3ª feira
16:00 - Abertura da Exposição "Pinturas de Mãe Beth de Oxalá", Atabaques e Orixás – Espaço Cultural Jerônimo Coelho, Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina
17:00 - Apresentação da 2ª edição do livro de Giovani Martins “Ritual de Almas e Angola – a Umbanda Catarinense”, Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina
19:00 – SESSÃO COMEMORATIVA (In memorian: Mãe Ida, Mãe Hilka, Pai Leco e Tizorinha de Ogum),
Plenário da Câmara Municipal de Fpolis
22/04 – 5ª feira
16:00 – Apresentação de Vídeos - Plenarinho da Câmara Municipal
OJÚOBA - Liberdade Religiosa. Eu tenho fé! Direção Vinícius Barbosa / roteiro Jorge Mello
MOJUBÁ – Da África para o Brasil (parte I) – documentário sobre o candomblé
18:30 – PAINEL DE DEBATES no Plenarinho da Câmara Municipal
“Urbanismo e Fé – A Dimensão Subjetiva do Plano Diretor”
Mediador - Vereador Márcio de Souza - PT
Debatedores:
Mãe Kátia Regina D'Omulú - Assoc. dos Terreiros de Umbanda Almas e Angola
Mãe Lurdes de Oya - Ilê de Ogum e Oya Mensageiros do Amor
Babalorixá Guaraci E. Fagundes – Iga Asé Obá Olorun Funmi
Dr. Marcelo Petry, Promotor de Justiça do RS
Dr.Gerson Antônio Basso – Diretor Superintendente da FLORAM
23/04 – 6ª feira (Dia de São Jorge)
Homenagens específicas nos Terreiros de Cultura de Matrizes Africanas
25/04 – Domingo
15:00 – concentração para a Grande Carreata de Ogum (saída Beira Mar de São José até a sede do Consulado) e cerimônia de homenagem a São Jorge, na Caieira
Diante do acima exposto, muito nos honraria sua presença neste evento, para contribuir com o debate com novos olhares e para que, assim, se cumpra o objetivo a que nos propusemos, em prol de um coletivo.
Sendo o que tínhamos para o momento, nos despedimos com apreço.
Vereador Márcio de Souza – PT
Um comentário:
Observei na sessão solene da III Semana das Religiões de Matrizes Africanas, a participação e representação também de outros segmentos da religião Cristão.
Nota-se o avanço social, a respeitabilidade e identificação dessa manifestação secular, histórica, porém ainda tão estigmatizada.
Volto afirmar e digo isso há muitos anos; “É preciso institucionalizar em todos os meios de comunicação o espaço cultural de informação sobre os Cultos Religiosos de Matrizes Africanas, quebrando paradigmas para a evolução espiritual de um povo”.
Ronaldo Cesar Laurindo
Postar um comentário