sexta-feira, 30 de abril de 2010

III Semana das Religiões de Matrizes Africanas

A abertura oficial ocorreu à tarde, no Espaço Cultural da Assembléia Legislativa, com a exposição "Pinturas de Mãe Beth de Oxalá, Atabaques e Orixás”, e com a apresentação, no mesmo local, do livro de Giovani Martins “Ritual de Almas e Angola – a Umbanda Catarinense”.

O evento teve a participação de autoridades, representantes da sociedade civil, além dos admiradores da arte e simpatizantes das religiões de matrizes africanas.

Na Sessão Comemorativa, na mesma noite, na Câmara Municipal, coordenada pelo vereador Márcio de Souza, foram prestadas homenagens, in memorian, à Mãe Hilka, à Mãe Ida, ao Pai Tizourinha de Ogum e ao Pai Leco, que deram seus nomes a conhecidos terreiros em Florianópolis e ali desenvolveram grandes trabalhos. Prestigiada por dirigentes e representantes de dezenas de organizações ligadas às religiões de matrizes africanas, além de vereadores, a Sessão contou com a participação especial da cantora Iara Germer, acompanhada, no violão, pelo não menos profissional, Guilherme Partideiro.

A programação seguiu na quinta-feira, 22, às 16h, com apresentação dos vídeos Ojúoba e Mojubá, e, às 19h, no Plenarinho da Câmara, com o painel de debates “Urbanismo e Fé – A Dimensão Subjetiva do Plano Diretor”, do qual o vereador Mário de Souza foi mediador, quando se posicionaram os convidados para a mesa, Dr. Maurício Pessutto, Procurador da República, em Fpolis.,das áreas do Direito Cível, do Consumidor, Ambiental e Direitos Humanos, Sra. Adriana T. Ventura, Técnica em Meio Ambiente e Gerente de Controle de Emissões Sonoras da FLORAM, Mãe Lourdes de Oyá, Yalorixá do Ilê Ogum e Oyá Mensageiros do Amor, Sr. Guaraci Fagundes, Teólogo Afro e Babalawó Ifá Igá Asé Obá Olorun Funmi, e Sra. Kátia Regina Luz, Presidente da Associação dos Terreiros do Ritual de Almas e Angola.

A tônica do debate foi a discussão a respeito dos problemas enfrentados pelos adeptos das religiões de matrizes africanas, que têm, sistematicamente, sido vítimas, em suas sedes, de desrespeito e discriminação por parte de vizinhos e autoridades policiais.

Na sexta-feira, 23, Dia de São Jorge, foram realizadas homenagens específicas nos terreiros e, no domingo, 25, aconteceu a Carreata de Ogum, que saiu, às 15h, da Avenida Beira Mar de São José e seguiu até a sede do Grêmio Consulado, na Caieira, ali se realizando uma cerimônia.

Nenhum comentário: