quinta-feira, 25 de outubro de 2012




Encontro histórico das forças populares de apoio à candidatura de Gean e professor Rodolfo

Foi na noite de 22 de outubro a reunião dos históricos nas lutas pela democratização do país, que pela vez primeira se uniram numa manifestação de total apoio à política nacional, que faz as transformações sociais em defesa da maioria dos brasileiros (as).
A campanha de Gean assumiu uma feição definida política e ideologicamente identificada com os interesses do povo. Portanto, goza de uma referência histórica, num esforço aglutinador de personalidades e organizações políticas, que perseguem um outro desenho de desenvolvimento econômico capaz de realizar uma alavancagem social, ético e política dos grupos e comunidades esquecidas ao londo dos tempos.
Gean Loureiro, ao falar à platéia de aproximadamente 200 pessoas angariou a confiança dos presentes. Demostrou segurança e capacidade de ampliar seu Programa de Governo, que incorporará contribuições que identificam as posições da esquerda.
Esse arranjo haverá de permitir o semear, de novas possibilidades, para aglutinar forças democráticas num futuro bem próximo. Esse futuro já chegou e, está em 2014. Ao assistir o desenrolar do processo eleitoral de 2012, vê-se os blocos que antagonizaram-se no últimos 60 anos de embates políticos ideológicos reeditando os seus alinhamentos. Não é ao acaso que o posicionamento político na capital, é feito de uma memória de lutas que volta à tona num cenário, onde os atores são herdeiros de uma trajetória de combate em defesa da democracia.
Caminhamos desde os tempos do trabalhismo; do comunismo; do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) contra o polo reacionário representado pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), Partido do golpe de 1964; são os mesmos que anteriormente, desestabilizaram Getúlio Vargas e, conspiraram contra o governo do Presidente Juscelino e, perpetraram toda a trama belicosa, para a derrubada do governo de João Goulart (março de 1964).
Esse é o ponto estratégico da continuidade da nossa luta, considerando exatamente, que o polo reacionário não se despediu do seu projeto estratégico de dominação e, taticamente, como um camaleão dissimula-se; finge; muda de nome de cores e símbolos  promove troca-troca entre seus quadros, assume posturas de democratas e renovam suas forças, para continuarem à frente da máquina do estado brasileiro: ele é a razão da disputa, ou seja, para onde pende o estado brasileiro? Para a consolidação do projeto de concentração de riquezas e de poder, ou para uma política de erradiação da pobreza; distribuição de renda e inclusão social? Esta definição se dá nas lutas que se desenvolvem nos municípios e, que podem organizar uma configuração regional.
Assim sendo, a soma desses pontos representados pelos municípios, vão organizando um esboço do quadro político nacional. Daí a nossa atenção para que nesta Integral, nós de Florianópolis, possamos contribuir para a conformação de uma imagem democrática e, que possamos ainda ajudar no processo de isolamento e, diminuição do poder das forças da obscuridade que ainda se articulam, fortemente, em muitas esferas políticas e privadas da sociedade civil.
 Vencer, em Florianópolis, com Gean-15 é nossa tarefa determinada por nossa unidade. Assim fazendo, estaremos subordinados às necessidades do Projeto Nacional que faz a sua opção pela democracia, além da formalidade dos textos; mas dentro do espírito de exercício operativo que altere, para melhor, a vida daqueles que mais precisam de pão, ternura e saber.
Por fim, é preciso continuar a incluir, distribuir, democratizar e celebrar o projeto da maioria de rostos, cores e origens difusas. Vamos comemorar o nosso reencontro histórico; vamos avançar além do dia 28 e, fazer de Florianópolis uma cidade invejável pela qualidade das suas políticas públicas, ordenadas pelo humanismo das nossas idéias e práticas.


            

Nenhum comentário: