terça-feira, 8 de junho de 2010

Praia da Armação


O Governo Federal anunciou a liberação de R$ 10 milhões para a Prefeitura de Florianópolis realizar obras de contenção na Praia da Armação do Pântano do Sul. A notícia foi dada pela senadora Ideli Salvatti (PT), em reunião na comunidade atingida, a qual também agradeceu a ação do vereador Márcio de Souza, que intermediou o contato de moradores com autoridades locais e com o Governo Federal.

A urgência se faz necessária, pois o avanço do mar pode causar a salinização da bacia hidrográfica da Lagoa do Peri, o grande centro de abastecimento de água do Centro e Sul da Ilha, o que causaria um dano ambiental de difícil reparação.

O muro de contenção da praia terá 84 mil metros quadrados e levará de quatro a cinco meses para ficar pronto, de acordo com o secretário de Obras.

Estiveram presentes o prefeito Dário Berger, o vice-prefeito João Batista, o secretário de Obras, José Nilton Alexandre, o secretário adjunto de Obras, Eng. Luiz Américo Medeiros, alguns deputados estaduais, além de diversos moradores da localidade.

Segundo o geólogo Rodrigo Del Olmo Sato, as causas dos desastres estão relacionadas a um processo contínuo de erosão. Além dos eventos climáticos evidentes, vale ressaltar a ação humana, que agravou, ainda mais, o quadro, com a construção indevida de barreiras artificiais sobre o leito oceânico, como é o caso do molhe.

Os moradores em locais de risco devem entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, para verificar a necessidade de saída das residências, até que sejam finalizadas as obras de contenção.

Foto: Mauro Vaz/PMF

Nenhum comentário: