sexta-feira, 17 de julho de 2009

Política municipal de prevenção a acidentes não intencionais

Em audiência pública na Câmara, requerida pelo vereador Márcio de Souza, para discutir e comemorar o Dia Municipal de Prevenção de Traumas não Intencionais Domésticos e de Lazer, lei municipal 7.712/08, foram criadas bases iniciais da política municipal de prevenção de traumas não intencionais domésticos e de lazer, que poderá ser uma das primeiras de Santa Catarina e do Brasil.

Os participantes da audiência formaram uma comissão com o compromisso de organizar novos encontros de trabalho. Seu objetivo principal será atuar junto aos meios de comunicação e poder público municipal para a instituição de um núcleo epidemiológico, que derivará na formação do Observatório Municipal do Trauma, para organizar e coordenar o recolhimento de dados sobre traumas não intencionais no âmbito doméstico e de lazer, a fim de se promover a investigação relacionada aos serviços de saúde e, dessa forma, conhecer a realidade do município.

A proposta levantada está baseada em trabalho realizado pelo Instituto Nacional de Saúde de Portugal, que realiza monitorização, vigilância e registros de tais acidentes. A partir dos dados, analisados em tempo real, o mesmo produz relatórios regulares, que orientam toda estratégia de prevenção, em âmbito nacional.

Na audiência, a acadêmica Fabíola Doin Vieira de Vasconcelos, da 8ª fase do curso de Fisioterapia da UDESC, apresentou pesquisa de conclusão de seu curso, na qual constatou que aproximadamente 7% dos atendimentos ocorridos na emergência do Hospital Universitário de Florianópolis, em dezembro de 2008, foram provenientes de trauma não intencional doméstico, principalmente quedas e queimaduras.

Fonte: Câmara Municipal

Nenhum comentário: