quinta-feira, 2 de julho de 2009

Lei municipal aumenta prazo para substituição das sacolas plásticas

O presidente interino da Câmara, vereador Márcio de Souza, recebeu comunicado do prefeito em exercício de Florianópolis, João Batista Nunes, que sancionou o projeto de lei 13.015, aprovado por unanimidade pelo Legislativo, ampliando para 18 meses, a partir de agora, o prazo para que empresas públicas e privadas, que utilizam sacolas e sacos plásticos para o acondicionamento e transporte de produtos e mercadorias, incluindo-se lixo, possam substituí-los por sacolas e sacos ecológicos.

O projeto alterou artigo da lei 7.627, de maio de 2008, que estabelecia o prazo de 12 meses para a substituição das sacolas e sacos convencionais, de plásticos, pelos ecológicos, biodegradáveis. O Executivo alegou que não seria possível cumprir a lei com tal tempo, justificando que tanto o mercado quanto a comunidade ainda não estão preparados para a mudança. Na mensagem, pedindo mais prazo para aplicar a lei, o prefeito argumenta que a indústria ainda não oferece opções e quantidade suficientes para abastecer o comércio, enquanto que a comunidade não tem maior esclarecimento para a mudança radical de uma cultura que se pratica há décadas.

Explica, ainda, que o Ministério Público Estadual firmou termo de cooperação técnica com a Associação Catarinense de Supermercados, objetivando um trabalho de conscientização que estimule a mudança de hábitos, e que a Assembléia Legislativa está envolvida em estudos para criar uma lei estadual com os mesmos objetivos da que já foi aprovada aqui no Legislativo.
Fonte: Câmara Municipal

Um comentário:

Anônimo disse...

ALGUM SUPERMERCADO DA CIDADE ADOTOU OS SACOS PLÁSTICOS? O QUE VEJO SÃO SACOLAS EXPOSTAS NOS CORREDORES DOS MERCADOS À VENDA. ACHO MUITO BOM A SOCIEDADE SE ADAPTAR A ESSA REALIDADE, PORÉM OS MERCADOS TÊM OBRIGAÇÃO DE DISPONIBILIZAR OS SACOS ECOLÓGICOS TB, POIS COMO UMA PESSOA VAI FAZER COMPRAS DE GRANDES QUANTIDADES SÓ COM AQUELAS SACOLINHAS DE ALGODÃO PRA CARREGAR?