segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Orçamento Participativo e Legal  



Nesta Sexta-Feira ( 30/11/12), o Vereador Márcio de Souza protocolou o ingresso de um Projeto de Lei  que Cria a Obrigatoriedade do Orçamento Participativo, no Município de Florianópolis. Depois de uma intensa busca por experiências participativas, na elaboração de orçamentos municipais, o mandato concluiu por apresentar um projeto de lei que amplie o conceito de democracia, por intermédio de uma experiência já vivenciada na cidade de Florianópolis, no período entre 1993 e 1996.
Márcio, também, se apoia nas mais de duzentas cidades brasileiras que já se utilizam do método proposto pelo Orçamento Participativo, onde os munícipes apontam diretamente as necessidades que devem ser atacadas pela administração municipal, através de obras ou outras modalidades de ações. A decisão de apresentar o projeto, também tem como contribuição o referendo da Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrida em Istanbul em 1996, quando destacou o orçamento participativo como um dos quarenta melhores métodos de gestão de cidades, em todo mundo.
O Vereador deseja, assim, ver seu projeto debatido com a população para ampliar o sentido público, social e pedagógico do Orçamento Participativo (OP). Uma vez que a participação direta da sociedade na definição do seu destino, acrescenta valor ao estatuto da cidadania e, torna a cidade mais plena das suas potencialidades e limites, tornando-a mais solidaria na organização da escolha de prioridades que devem ser enfrentadas.
Assim, é possível organizar de forma transparente uma Planilha Orçamentaria onde, em primeiro lugar, estejam as pessoas que mais necessitam de pão, saber, acolhimento e justiça.

Nenhum comentário: