sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


Construindo a instalação do polo do Instituto Federal de Santa Catarina no Sul da Ilha


Na última quarta-feira dia 19 de dezembro, o Professor e Vereador Márcio de Souza reuniu-se com os professores Vidomar Carpes Jr. e Golberi de Salvador Ferreira, respectivamente, Diretor Geral do Campus de Itajaí e Pró-reitor de Extensão e Relações Externas do Instituto Federal de Santa Catarina. O encontro objetivou dar continuidade ao processo de instalação de um polo do Instituto Federal, na localidade da Freguesia do Ribeirão da Ilha-Florianópolis.
  A proposta do Professor Márcio, associada às representações locais, tem como referencia estratégia a produção como referencia estratégica a produção da maricultura e pesca artesanal, na região do Sul da Ilha. Considerando, que o estagio da atividade extrativista carece, urgentemente, de uma agencia de formação continuada de qualificação e habilitação profissional.
Para o devido arranjo produtivo local a educação é fator decisivo, a fim de criar condições de melhoramento econômico. Os representantes do IFSC também apresentaram outras possibilidades programáticas de caráter social, desenvolvidas pela educação profissional.  Dentre elas o Programa “Mulheres Mil” destinado às mulheres em situação de vulnerabilidade social. Nesta formação as melhores recebem educação para cidadania, economia domestica e organização para a produção, ao lado de outras competências.
Esses cursos são conveniados e financiados  com recursos federais do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Técnico e Emprego)  e, precisam de parceiros locais para as suas execuções. Neste sentido ficou combinado entre os três professores a aceleração para implementação das atividades educacionais, num tempo mais breve possível.
Márcio, ficou encarregado de oficializar contatos com o CRAS da região, afim de processar um estudo sobre as demandas emergentes.
Os objetivos são bastante precisos:
a)  Criar condições para a ampliação da geração de trabalho e renda;
b)  Melhorar a competitividade dos produtos da maricultura com o emprego de melhores tecnologias e pesca artesanal;
c)  Inserir a perspectiva de cidadania por intermédio do exercício da inclusão social, no processo produtivo;
d)  Oportunizar e incorporar aos jovens a continuidade dos estudos numa perspectiva profissional vinculada as sua tradições históricas e culturais bem como as suas vocações econômicas.
Assim ficou demonstrado, mais uma vez, a vontade do Instituto Federal de ampliar sua presença em Florianópolis. Acompanhando uma proposta que inove sua pratica, a partir do reconhecimento desta situação emergente, representada pela maricultura em nosso município.
Por certo teremos muitos e bons trabalhos para 2013.

Nenhum comentário: