terça-feira, 24 de abril de 2012

"A importância do Ilê na sociedade" (contexto social do Batuque na sociedade)

CONVITE para debate, hoje, 24 de abril, no Plenarinho da Câmara Municipal, às 19 horas, o qual contará, na MESA, com a presença das seguintes CONVIDADAS:
"A importância do Ilê na sociedade" (contexto social do Batuque na sociedade)
Sra. Maria de Lourdes F. Marques - Mãe Lourdes de Oyá Timboá

Yalorixá Lourdes, nascida no dia 6 de maio de 1951, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, formada em Matemática.
Mãe Lourdes iniciou-se no Batuque do Rio Grande do Sul, aos 14 anos de idade, com um Orixá raro, de muito cuidado, pelas mãos de sua Yalorixá Noemia de Bará.
A jovem, de apenas 14 anos, já apresentava uma certa dedicação aos fundamentos de sua religião. Aos 15 anos ocupava cargo de destaque em seu Ilê, tendo, assim, que se tornar Yalorixá feita no Ifá, para poder exercer, junto de sua Yalorixá, um cargo de extrema confiança.
Com o falecimento de sua Yalorixá, anos mais tarde, Mãe Lourdes foi à procura de pai Vinícius de Oxalá, que se tornou seu Babalorixá.
Casou-se com o Ogâ de Alabê (tamboreiro), Tizorinha de Ogun.
Junto com o seu esposo, abriram a primeira casa de Batuque Gegê Ijexá de Florianópolis, em 17 de novembro 1992.
Com o falecimento de seu esposo, hoje, Mãe Lourdes segue em sua casa, com a ajuda de sua única filha Bárbara de Ogun.

"Origens e história das Religiões de Matrizes Africanas em Santa Catarina"
Dra. Cristiana Tramonte - é professora da UFSC (graduação Letras - português/italiano e em Ciências Sociais -, especialização em Metodologia do Ensino, Mestrado em Educação e Doutorado em Ciências Humanas), pesquisadora de Educação Intercultural e, especificamente, de cultura afro-brasileira em Santa Catarina, notadamente religiões afro-brasileiras e escolas de samba. Desenvolve, também, pesquisas em torno do tema da Educação e Diversidade, Educação Ambiental, Movimentos Sociais e Educação Inclusiva.

"Ofertas rituais da religião e o meio ambiente"

Mãe BIA - estudiosa da divina linha da Umbanda, com formação em teologia da umbanda sagrada, do Terreiro de Umbanda Pena Verde, com sede no Rio Vermelho, tendo iniciado seu trabalho em 1987, em Londrina (PR), e estando, há oito anos, em Florianópolis.

Contamos com a presença de todos/as e solicitamos que repassem o convite aos amigos/as !

Nenhum comentário: