terça-feira, 6 de outubro de 2009

Trauma Doméstico e de Lazer

Em 29 de setembro, aconteceu uma reunião ampliada com a Sra. Kátia de Macedo Rebello, coordenadora do Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde, representando a Vigilância em Saúde, a Sra. Fabíola Doin Vieira de Vasconcellos, aluna do Curso de Fisioterapia da Udesc, e o assessor Julio César Marques Junior, do mandato do vereador Márcio de Souza, com a finalidade de debater a implantação do Núcleo de Estudos do Trauma Doméstico e de Lazer, que será composto de duas frentes: a parte epidemiológica e a preventiva.

O Sr. Julio César falou sobre a importância da implantação do núcleo de estudos e, em seguida, a Sra. Fabíola discorreu sobre o núcleo epidemiológico, que tem como objetivo organizar e coordenar o recolhimento de dados sobre os traumas não intencionais oriundos do ambiente doméstico e de lazer e, assim, promover a investigação epidemiológica relacionada aos serviços de saúde. Já o núcleo preventivo, segundo ela, deverá propor e organizar ações e informações preventivas, baseadas em dados epidemiológicos, a fim de promover a prevenção, aumentar a segurança e diminuir sua ocorrência em todas as faixas etárias.

A Sra. Kátia, da Vigilância em Saúde, disse que a proposta é oportuna e convidou o gabinete do vereador Márcio de Souza e a Sra. Fabíola, para apresentar o projeto, em data próxima, na Secretaria Municipal de Saúde, para toda a rede que compõe o Núcleo, na qual estão incluídas as Secretarias, de Assistência Social e de Segurança Pública, entre outras que, juntas, formam a rede.

Nenhum comentário: