quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Doentes renais crônicos

O vereador Márcio de Souza solicita da Clínica do Rim e Hipertensão Arterial SS – Clinirim, unidade que funciona dentro do Hospital de Caridade, esclarecimentos sobre os pacientes renais crônicos que recebem tratamento no setor de Hemodiálise.

A Clínica possui cinco médicos, três enfermeiros e 16 técnicos em enfermagem, todos especialistas na área, além de 26 máquinas. Hoje, 144 pacientes de hemodiálise são atendidos, por mês, na Clínica, que informa, ainda, que não há como determinar a quantidade de pacientes na fila de espera da hemodiálise, pois a Clinirim oferece uma terapia substitutiva, a diálise peritoneal, e alguns casos são resolvidos com essa terapia.

Além da Clinirim, o Hospital Universitário e o Hospital Celso Ramos também atendem pacientes para hemodiálise, pelo SUS. O vereador Márcio de Souza solicitou que a Secretaria de Estado da Saúde envide esforços para que a Alesc assegure recursos orçamentários para os setores de Hemodiálise de SC. Conforme análise feita, em contatos com os Hospitais, os setores que fazem o tratamento estão com um maquinário ultrapassado e em constante manutenção.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN estima que a população em diálise cresce em média 9% ao ano, e, até 2010, existirão 125.000 pacientes em diálise no país, atualmente, são cerca de 80.000 (dados de 2008).

Em Florianópolis, existe a lei 7.854/2009 (autoria do Vereador Márcio de Souza), que concede, a portadores de doenças renais crônicas, preferência na aquisição de unidades habitacionais resultantes de programas executados pelo Poder Público Municipal. Outro projeto deste mandato, ainda em tramitação, é o PL 13.553/09, que inclui, no calendário de eventos da cidade de Florianópolis, a semana de prevenção às doenças renais.

Nenhum comentário: