quinta-feira, 7 de maio de 2009

Semana internacional da bicicleta

Em 20 de abril, nossa cidade sediou o I Encontro Internacional da Bicicleta, promovido pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis – IPUF.

O vereador Márcio de Souza acompanhou os painéis de diversos especialistas, que apresentaram estudos e experiências sobre a importância de incentivar o uso da bicicleta como forma de melhorar as condições do ambiente e da saúde da população como um todo.

Em destaque, a melhoria da mobilidade urbana e a ampliação da acessibilidade relacionada à inclusão social. Nesta lógica, a bicicleta representa um forte constituinte no surgimento das providências e programas, que podem ajudar na resolução dos problemas derivados do uso intensivo dos automóveis, indevidamente, em detrimento do transporte coletivo.

Em todo o mundo, a bicicleta recebe tratamento bastante respeitável. As ciclovias são experiências consolidadas, nos países europeus, atuando em conjunto com outras modalidades de transporte de massas (ônibus, trens, bondes, elevadores, etc.).

Em Florianópolis, há estudos de várias propostas para implementação de uma política de incentivo ao uso da bicicleta: nela, situa-se o Projeto de Bicicletas Públicas, atuando, em complementariedade, ao sistema de Transporte Coletivo.

Além disso, é necessário o desenvolvimento de uma campanha de respeito ao ciclista e há, também, providências no sentido de ampliar a manta de ciclovias no município, fator determinante para convencer as pessoas a trocar o carro pela bicicleta, principalmente quando o veículo é usado para trechos de, aproximadamente, 5 a 7 km.

Entretanto, muitas transformações precisam ser operadas no conjunto do sistema viário e de transporte, para que tenhamos uma cidade sustentada por uma opção política que priorize a ampliação da mobilidade urbana como um fator de expressão democrática, pois os bairros e suas caracterizações – capacidade para se locomover, condições para esse exercício e a sua qualidade – vão, também, perfilando o tipo das relações travadas nesta sociedade: exploração ou uso compartilhado, em condições de igualdade, das oportunidades construídas pelo trabalho coletivo?

Nenhum comentário: