quarta-feira, 6 de maio de 2009

Semana das Religiões de Matrizes Africanas

A Câmara Municipal de Florianópolis realizou, no dia 23 de abril, Sessão Especial em comemoração à Semana das Religiões de Matrizes Africanas. O evento, organizado pelo gabinete do vereador Márcio de Souza (PT), está na segunda edição e busca construir uma relação de unidade dentro do universo dos praticantes das religiões africanistas.

Vereadores e lideranças religiosas participaram da Sessão. Nos pronunciamentos, destacaram as políticas de igualdade racial, a liberdade religiosa e a luta por direitos humanos.

O diálogo e o pluralismo religioso também marcaram o encontro. Padre Paulo Di Coppi, missionário da Igreja Católica e diretor do jornal de ensino religioso “O Transcendente”, destacou que dialogar é a única atitude para construir um mundo melhor e mais tolerante. “Encontrar-se com o diferente é ampliar horizontes. Eventos como esse estreitam nossos laços de compreensão e assim testemunhamos o amor que é a base da nossa fé”, destacou o Padre.

A data celebrou o dia de Ogum, reverenciado também como São Jorge. Aos devotos, dia de refletir a luta cotidiana e superar todas as dificuldades da vida. As religiões de matrizes africanas tem como marco a travessia da escravidão e a unidade da fé.

“Ogum é nosso orixá da luta. Hoje é dia de festa e de renovar as forças para a caminhada da Umbanda e do Candomblé. Estar na Câmara, na noite de hoje e durante essa Semana, é mais uma conquista”, festejou Norma de Ogum, representante dos terreiros.

“A noite de hoje é uma surpresa agradável. Unimos a nossa busca política por direitos humanos, liberdade religiosa e valorização do patrimônio imaterial de nossos valores e da nossa religião. Buscamos o direito de celebrar em nossos templos. A hora é agora, com a aprovação do novo plano diretor”, lembrou o vereador Márcio de Souza.

Fonte: Diretoria de Comunicação Social – Câmara Municipal de Florianópolis

Nenhum comentário: