terça-feira, 19 de maio de 2009

Busto de Antonieta de Barros

O vereador Márcio de Souza fez uma indicação ao prefeito, para que erija o busto em homenagem à professora e deputada Antonieta de Barros em frente ao prédio da Câmara Municipal de Florianópolis com os dizeres: “DO POVO CATARINENSE À GRANDE COMBATENTE NA DEFESA DA EDUCAÇÃO”, como diz a lei 7.261/2007.

Antonieta de Barros nasceu em Florianópolis, na Rua Arcipreste Paiva, dia 11 de julho de 1901. Vinda de família humilde, foi alfabetizada aos cinco anos e começou a lecionar aos 17 anos. Mesmo antes de concluir o curso de magistério, mantinha um curso primário de alfabetização que levava seu nome: Curso Particular Antonieta de Barros (oficializado em 1922 e que funcionou até 1964). Seu objetivo era dar continuidade aos estudos, completando-os com um curso superior, o que não foi possível, uma vez que os cursos da Capital não eram abertos a mulheres.

Em 1934, foi a primeira mulher catarinense, e até então única representante da etnia negra, a eleger-se na Assembléia Legislativa, assinando a Constituição Estadual de 1935.

Em 1937, reuniu algumas crônicas do Jornal Repúblicas e editou seu primeiro livro, cuja renda foi revertida aos filhos dos pacientes portadores de hanseníase (lepra). Em julho de 1971, quando Antonieta completaria 70 anos se viva fosse, sua irmã Leonor de Barros mandou editar a segunda edição, cuja renda foi revertida para a Escola Básica Antonieta de Barros.

Dia 28 de março de 1952, às 10h da manhã de uma sexta-feira de Passos, no Hospital de Caridade, Antonieta interrompia para sempre a sua passagem por este mundo, de forma honrosa e dignificante. Seu enterro foi uma verdadeira consagração, que se constituiu no agradecimento, respeito e admiração por parte da população, a quem ela se dedicou por toda a vida.

Crédito da foto: Internet

2 comentários:

Juju Moura disse...

Antonieta de Barros, foi um exemplo que deixou um marco na história política,com a garra de uma mulher que mesmo com tanto preconceito,racial e social, enxergou além do impedimento político, deixando sua luz brilhar para entrar na eternidade através de seu trabalho em prol da sociedade. A ela minha admiração e orgulho, por sua grandiosa coragem e nobre generosidade!!!

Merecida homenagem Vereador Márcio de Souza!!!

Juju Moura - Cantora e intérprete

Luciene Fontão disse...

Indubitavelmente, a professora e deputada Antonieta de Barros merece total reconhecimento da gente florianopolitana por seus feitos, atos políticos e, principalmente, pelo legado de seus pensamentos; idéias que manifestou em crônicas que publicou não só em seu único livro, bem como nos jornais de época: "Dentro da vida, só há um caminho para as grandes conquistas: o trabalho. Ele marca a redenção do homem, dentro dos choques de todos os sentimentos. É pródigo que dá a fartura, que semeia a alegria, que enche de bençãos a vida" (palavras da cronista Antonieta`à página 81 de FArrapos de Idéias. Á página 94, do mesmo livro, ela afirma: "É preciso,[...] que, desde a escola, oficina de caracteres, a criança contráia o gosto pela leitura, sinta o prazer de penetrar, por intermédio do livro, nos mundos encantados da arte e do saber, e conquiste, insaciavelmente, o poder de realizar-se." E, à página 44, ela diz que: "A alma popular guarda, carinhosamente, tudo quanto individualiza e distingue as nacionalidades. Conservadora, sem ser rebelde, ela, como que fugindo, instintivamente, às cópias estrangeiras, constitui-se a depositária de costumes e tradições, que o progresso, a marcha triunfal dos hábitos importantes abafa, entre os que não são do povo." Antonieta foi, é e continuará sendo um grande exemplo de luta, de simplicidade, de intelectualidade e de trabalho para todos nós.