sexta-feira, 29 de maio de 2009

Homeopatia e acupuntura nas unidades ambulatoriais

O vereador Márcio de Souza solicita ao prefeito que crie os serviços de homeopatia e acupuntura nas unidades ambulatoriais do município.

A homeopatia é reconhecida como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira, desde 1979, e, em 1980, o Conselho Federal de Medicina incluiu a homeopatia no rol de suas especialidades.

Já a acupuntura é uma prática milenar chinesa, de comprovada eficácia, resolutividade e a qual poucos munícipes tem acesso, pois ainda são restritos os serviços públicos que a disponibilizam.

Em 1988, a acupuntura passou a integrar o serviço público de saúde, amparada pela resolução CIPLAN nº 5 (Comissão de Planejamento e Coordenação formada pelos Ministérios da Saúde, Educação, Trabalho e Previdência).

É bem verdade que devemos buscar a integração ou o respeito ao espaço que cabe a cada sistema, método, prática ou forma de tratamento, porque o objetivo é proporcionar o melhor, o mais apropriado, o mais benéfico, o mais saudável que a humanidade desenvolveu ao longo de sua história para a cura dos doentes e/ou manter a saúde do ser humano.

Nenhum comentário: