sexta-feira, 23 de novembro de 2012



Mais um aniversário de João da Cruz e Sousa




Se o povo não lembra das suas referências históricas, as classes dominantes não o farão. Por isso estivemos nas ruas a comemorar os 151 anos do nascimento de João da Cruz e Souza. Pois nosso mais ilustre poeta, abolicionista e jornalista negro, precisa ser, permanentemente, lembrado por sua obra e vida. Isto é muito relevante, uma vez que se trata de uma personalidade que ultrapassou os limites da reestruturação da poesia no Brasil. Melhor dizer, que com a sua participação foi possível reinventar a poesia nacional, superando o Parnasianismo e oferecendo a musicalidade simbolista, dando sinfonia aos fonemas.
João da Cruz e Souza foi humanista, comprometido com sua gente e seu tempo, lutou como abolicionista e, atuou no jornalismo com o vigor de sua pena, contra as injustiças raciais.
Assim, nesta data que antecede 24 de novembro (data do seu nascimento: 20/11/1861), estudantes e professores do Centro Integrado de ensino Fundamental – CIEF, da cidade de Iporã do Oeste; representantes da Velha Guarda das Escolas de Samba Copa Lord e Coloninha; Secretária Adjunta da Educação de Florianópolis, senhora Sidneya Gaspar de Oliveira; alunos e professores da Escola Estadual Henrique Stosieck e populares, compareceram a Praça XV de Novembro para levar uma coroa de flores ao seu busto e, dedicar-lhe carinho mesmo na distância do tempo.Todos se emocionaram com as apresentações da professora Roberta Lima e com o ator João Batista (JB), na apresentação dos poemas de Cruz e Sousa.




















Há uma certeza: A saga de João da Cruz e Sousa continua em nossas existências. Ele ainda vive!

Nenhum comentário: