terça-feira, 20 de novembro de 2012


Dr. Joaquim Barbosa tá na moda!        


Faz o seu papel, no lugar onde se encontra. Conheci o Dr. Joaquim Barbosa, Há mais de uma década, num encontro de promotores da república na luta contra os preconceitos, discriminações e racismo.
Dr. Joaquim, não é militante de carteirinha. Porém, é certo que sua formação se estabeleceu a partir das lutas e buscas de outras personalidades Nacionais Negras, que na não possuíam mídia tão favorável para divulgar seus pronunciamentos e ideias.
Os outros (as) negras nacionais são quase todos Malditos, pois seus pensamentos sempre contrariaram o gosto das Elites Econômicas, culturais, políticas, de maioria branca. Estes sempre influenciaram na seleção do que poderia conveniente se dizer ao público. Vejam alguns deles, André Rebolças, Benedita da Silva, Antonieta de Barros, Chiquinha Gonzaga, João da Cruz e Sousa, Matilde Ribeiro, Zumbi dos Palmares e muitos outros negros de expressão nacional. Essas e essas todas não eram músicos e nem jogadores de futebol, entretanto, influenciaram positivamente nas conquistas sociais da maioria do povo brasileiro; melhoraram nossas vidas, nos ofereceram a elevação da nossa auto-estima; fizeram surgir o entusiasmo e enxergar horizontes de respeito e dignidade para nossas existências.
Zumbi é o unificador do povo afro-latino, conhecido no Caribe e nas Américas; é o 1º herói genuíno do povo brasileiro; construtor da república livre de Palmares.
Zumbi se constitui num processo, ainda não assimilado pela maioria das elites, que um dia chegou a sonhar com o desaparecimento dos negros no Brasil, conforme os registros históricos, firmados pelo Governo Nacional a partir da década de 30 especialmente. Não esperavam que o espírito glorioso de Zumbi fosse ressurgir para refundar a luta de libertação do povo negro brasileiro. Este segregado ao longo dos séculos e, que agora reencontra-se com a história por intermédio dos Quilombos desse tempo, que continuam a saga por terras, educação, trabalho e liberdade de culto religioso. São estes Quilombolas que sob inspiração de Zumbi lutaram na Constituinte de 1988 para que o racismo fosse considerado crime e; em 1989 constituíram a Lei 7716 incluída no Código Penal para combater o racismo, o preconceito e as discriminações; são estes também que atuam na conquista das ações afirmativas, determinado cotas para educação superior para enfrentar a pobreza por intermédio da aquisição de conhecimento no plano superior e impedir a reprodução do ciclo da miséria; são ainda estes Quilombolas que estão criando e defendendo as políticas na saúde para enfrentar a anemia falciforme e as doenças cardíacas que mataram os (as) negros (as), mas que a ciência médica, no Brasil, não queria promover esse conhecimento.
Resumidamente estas são as heranças do maior líder Negro político do Brasil, que saiu das sepulturas do esquecimento proposital, determinado pelos esquemas acadêmicos, políticos e, de mídia de massa. Esse é Zumbi de Palmares; nosso mentor, nosso mestre e imortal.
Se um dia eu for inquerido para dizer quem me fez assim, lhes direi:
Foi Zumbi!
Viva Zumbi!
Zumbi vive em cada homem e em cada mulher que quer ser livre.
P.S.: Dr. Barbosa ocupa um espaço na estrutura do Estado Brasileiro, onde um dia a corte Portuguesa considerou Zumbi inimigo do Estado. Vamos ver qual será o seu legado.

Márcio José Pereira de Souza – Professor e militante do Movimento Negro há 34 anos.



Nenhum comentário: