terça-feira, 13 de março de 2012

120 anos da maior escola públiCa da América Latina: UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA

O vereador Márcio de Souza protocolou um requerimento solicitando a constituição de uma Comissão Especial destinada a preparar as comemorações alusivas dos 120 anos da fundação do Instituto Estadual de Educação, criado pelo Tenente Manoel Joaquim Machado, em 10 de junho de 1892, com o nome de Escola Normal Catarinense, sendo que seu primeiro endereço era junto ao Lyceu de Artes e Ofícios, o antigo Palácio do Governo, hoje Museu Cruz e Sousa.

Em 1926, a Escola Normal Catarinense inaugurou sua sede própria, localizada na rua Saldanha Marinho, hoje Faculdade de Educação(FAED).
Com a grande procura por vagas no Instituto de Educação Dias Velho, denominação recebida a partir de janeiro 1947, com o Decreto nº 3779, procurou-se um espaço mais amplo para um novo prédio. Com 17.880 m2 de área construída, foi escolhido o Campo do Manejo, assim denominado por ser um local utilizado para o manejo de armas por soldados, do quartel, que ali existia, local também ocupado, frequentemente, por ciganos e circos, que passavam por Florianópolis.

No inicio da década de 60, iniciou-se a obra do atual prédio e, em 1964, o Colégio Estadual Dias Velho, denominação recebida em 1949, deixava o prédio da Rua Saldanha Marinho para transferir-se para as modernas e amplas instalações da Avenida Mauro Ramos, cujas obras duraram mais de 10 anos e, finalmente em 1969, passou a chamar-se, definitivamente, Instituto Estadual de Educação, o conhecido I.E.E.

Nenhum comentário: