quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Feriado em Florianópolis – Semana da Consciência Negra

Este ano, que será no sábado, pela primeira vez será comemorado feriado dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, conforme lei 8.046/2009, oriunda de um projeto de lei do vereador Márcio de Souza.

O mandato do vereador Márcio de Souza, juntamente com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial – Coppir, divulga a programação para comemorar a Semana da Consciência Negra – SCN, que começa dia 15, 2ª feira, às 10h, com passeata no Rio Vermelho pelo Dia Nacional da Umbanda.

Dia 16, às 19h, abertura oficial da SCN, na Assembleia Legislativa. Dia 17, às 16h30, um encontro para discutir a produção artesanal afro-brasileira e de empreendedores da comunidade negra, no Clube Novo Horizonte. Dia 18, às 18h30, encontro com a juventude negra, no auditório da Biblioteca Pública Estadual e, às 19h, Fórum de Discussão sobre as Escolas de Samba como Ponto de Cultura, com o vereador Márcio de Souza, na Câmara Municipal.

Dia 19, às 14h, oficinas com Africatarina, Arrasta Ilha, Cufa e Bateria Mirim da Consulado, na Tapera. Às 18h, palestra sobre os Quilombos de SC, no auditório do Ifsc, e, às 18h30, apresentações artísticas na Tapera.

Dia 20, sábado, Dia da Consciência Negra, todos os eventos serão no Palácio Cruz e Sousa: às 9h, café da manhã; às 10h, Caminhada das Expressões Culturais e Religiosas pelo Centro, reverenciando os locais de memória da população negra; também às 10h, realização de painel em homenagem às personalidades negras de Florianópolis; às 11h, lançamento da campanha dos 16 dias de ativismo contra a violência doméstica, junto com a Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres; também às 11h, lançamento do livro “Pingo de chuva – Menina falante”, de Vera Lúcia Silva; às 12h, roda de capoeira; às 12h30, apresentações artísticas; às 14h, shows.

Dia 22, às 19h, palestra seguida de debate sobre o Centenário da Revolta da Chibata, na Câmara Municipal.

Dia 24, às 11h, entrega de coroa de flores no busto de Cruz e Sousa, na Praça XV. Às 23h59, serenata no mesmo local.

A lei que cria o feriado alusivo a 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, como já existe em 14 capitais brasileiras, homenageia o herói brasileiro Zumbi dos Palmares, morto naquele dia do ano de 1695, sendo que as comemorações se darão, principalmente, por conta de proporcionar à população uma reflexão maior acerca das questões étnico-raciais.

Para visualizar o folder com a programação, clique aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vereador Gostaria de saber se realmente é Feriado sabdo ,pois trabalho em uma empresa ,eles me informaram que terei que trabalhar pois a Lei ainda não esta em vigor...

google disse...

sabado é feriado em florianopolis?o comercio sera aberto?

Gustavo disse...

Vereador, lute por esse feriado!!! E pela reflexão sobre uma sociedade livre de preconceitos, com diversidade e tolerância!
Descanso e reflexão para o trabalhador!