domingo, 21 de junho de 2009

Traumas não intencionais domésticos e de lazer

O vereador Márcio de Souza convida para audiência pública a ser realizada dia 30 de junho, terça-feira, às 15h, no Plenarinho, para discutir sobre os traumas não intencionais (acidentes) domésticos e de lazer.

O vereador fez uma indicação ao prefeito para que seja criado, através da Secretaria de Saúde, um núcleo de estudos dos traumas domésticos e de lazer, composto de duas frentes: a parte epidemiológica e a preventiva.

Esta proposta está baseada no trabalho realizado pelo Instituto Nacional de Saúde) Dr.Ricardo Jorge (www.insa.pt), sediado em Lisboa, Portugal. É o Sistema ADELIA (Acidentes Domésticos e de Lazer – Informação Adequada) que realiza a monitoração, vigilância e registro dos acidentes domésticos e de lazer nos serviços de urgência dos hospitais e dos Centros de Saúde do Sistema Nacional de Saúde Português. Este sistema, por ser totalmente informatizado, permite a coleta imediata dos dados mais importantes do paciente e do trauma, que são analisados em tempo real, com produção regular de relatórios, a fim de promover a prevenção destes acidentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr. Márcio,
que tal fazer um projeto de lei que inclua em nossa atenção básica de saúde um acompanhamente pós natal. Sabemos da importância do acompanhamento pré-natal, porém muitas mães sofrem de Depressão Pós Parto-DPP e muitas sem saber acabam rejeitando seus filhos e acarretando traumas que vão ter consequências pra vida inteira. Isso sem falar dos casos sérios que a gente vê nos jornais. Não acreditava nisso, até sofrer calada de uma DPP que graças a minha estrutura familiar eu consegui resistir. É muito triste, mas acontece com a maioria das mulheres, e acredito que é preciso acabar com a hipocrisia e olhar esse problema de frente, pois ele existe e está aí, mais perto do que imaginamos!