quarta-feira, 17 de junho de 2009

Audiência Pública - Violência contra Idosos

No dia 16 de junho foi realizada audiência pública no âmbito da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública, atendendo requerimento do vereador Márcio de Souza - o qual não compareceu por estar viajando na comitiva do prefeito à Alemanha - com a finalidade de tratar das questões pertinentes ao combate à violência contra as pessoas idosas. Estiveram presentes representantes de órgãos municipais e estaduais ligados à questão dos idosos, integrantes do Conselho Municipal do Idoso e demais interessados.

Hélio Abreu Filho, Secretario Municipal Adjunto de Assistência Social e Juventude, foi o primeiro a falar sobre os tipos de violências que os idosos mais sofrem e os cuidados necessários com os mesmos. O Conselho Municipal do Idoso manifestou-se, dizendo que deve haver uma profissionalização maior dos responsáveis em cuidar dos idosos, bem como uma atenção de psicólogos e profissionais da área da Saúde para prevenção com a auto negligência, pois muitos idosos se recusam a tomar medicamentos ou a se dispor a tratamentos médicos.

Também a agressão ao idoso, pelos próprios membros da família, esteve em pauta. Segundo técnicos presentes, a principal causa é a incidência de usuários de drogas nas famílias, sendo, geralmente, o idoso, uma vítima dos mesmos. Também foram apresentadas as prerrogativas do programa Capital Idoso, da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalha com a prevenção de doenças e com o cadastramento dos idosos do município.

Nenhum comentário: