sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Márcio de Souza debate o futuro de Florianópolis

Márcio de Souza (PT) participou, nesta semana, na Casa d'Agronômica, do debate com o governador, vereadores eleitos, com o prefeito municipal e Secretarias de Estado, quando foram apresentados e discutidos vários projetos de elevado impacto para a cidade, propostos pelo Executivo Estadual e que precisarão ser debatidos com a cidade e, conseqüentemente, votados pela Câmara.

Na relação apresentada, está a transferência da penitenciária estadual, o destino daquele terreno, a construção da cidade do samba e a do trevo da seta.

Aproveitando a oportunidade, Márcio de Souza inseriu no debate a proposta da retomada do Orçamento Participativo, como instrumento de controle de fundamental importância social, face à possibilidade de termos que enfrentar, também, a crise financeira mundial.

Todos somos sabedores de que haverá cortes orçamentários e, neste sentido, cabe a preocupação sobre o quê e como será cortado, considerando que o processo de corte no orçamento é uma decisão não somente técnica, mas, fundamentalmente, política. Assim sendo, é estratégico ampliar o processo de transparência sobre a metodologia e objetivos dessas escolhas.

Segundo Márcio de Souza, o desenvolvimento do Plano Diretor Participativo exige um Orçamento Participativo, pois essas duas ferramentas fazem parte do processo de planejamento, e as políticas propostas no Plano Diretor necessitam da mesma grandeza de formulação democrática do Orçamento Municipal para que o segundo possa viabilizar o primeiro.

Nenhum comentário: