terça-feira, 30 de março de 2010

Espaços públicos para práticas culturais

O vereador Márcio de Souza protocolou projeto de lei incluindo a Travessa Ratcliff como espaço público para prática cultural.

Antigamente, nos princípios da póvoa do Desterro, ela era a “travessa que vai para Forte”, no caso, Forte de Santa Bárbara (onde está hoje a Franklin Cascaes).
Mais tarde, por meados do século XIX, quando o atual arruamento do nosso centro histórico estava basicamente formado, ela passou a se chamar Travessa da João Pinto e, adiante, após a Proclamação da República, passou a ter o nome pelo qual a conhecemos: Travessa Ratcliff.

Ratcliff era um padre polonês de origem alemã que se instalou em Recife em princípios do século XIX e ficou célebre como agitador republicano, como um dos líderes da Confederação do Equador e da Revolução Praieira. Com a República, juntamente com o Padre Ratcliff, outros heróis pernambucanos, como Padre Roma, Frei Caneca, Nunes Machado, Pedro Ivo, também se tornaram nomes de rua, pela mesma época, naquela Desterro que em seguida viraria Florianópolis.

Há cerca de 250 anos, ela está instalada no coração da Cidade, sendo sempre um dos seus lugares mais agitados e movimentados, assim como o é o seu entorno. (Fonte: Blog Dijahoje)

O vereador também encaminhou indicação ao Ipuf para que sejam elaboradas placas de identificação nos espaços públicos para práticas culturais.

Nenhum comentário: