sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Iº Seminário Municipal sobre o Transporte Público

O vereador Márcio de Souza participou ativamente deste importante evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Na oportunidade, vários representantes da sociedade civil e governamental manifestaram suas expectativas, críticas e posicionamentos sobre a qualidade dos serviços de transporte coletivo.

Para o vereador, na sua intervenção, uma questão fundamental é o controle social representado pelo funcionamento do Conselho Municipal do Transporte Coletivo, que carece de uma profunda reestruturação capaz de comportar, paritariamente, a participação dos usuários, e deixe de representar, majoritariamente, os interesses das empresas. Márcio também ressaltou a necessidade do cumprimento da lei 034/99, no que tange à realização do Plano Municipal do Transporte Coletivo, como um processo de construção dialogada de soluções para os grandes problemas do transporte coletivo.

O vereador fez severas críticas ao serviço dos ônibus amarelinhos, que funcionam de forma excludente em relação aos obesos, grávidas e portadores de necessidade especiais. Tal situação é decorrente do tipo de catraca que limita o ingresso dos usuários nessas condições. Acrescenta, ainda, os problemas no acesso ao ônibus, uma vez que o pagamento da passagem tem que ser feito no momento da entrada.

No debate, ficou evidenciado que cabe ao Poder Público assumir mais intensamente a direção do transporte coletivo no município. Por isso, é fundamental e estratégica a realização da licitação para o transporte coletivo de Florianópolis, no ano de 2009. Para tanto, a Câmara Municipal precisa aprovar o projeto de decreto legislativo do vereador Márcio de Souza, PDL 2.156/2005 – Dispõe sobre a realização de um Plebiscito sobre Municipalização da Cotisa, dos Terminais e do Transporte Coletivo, que trata dessa questão de relevante interesse para a cidade.

2 comentários:

Unknown disse...

Transporte público, uma solução comum que favorece a maioria. Vejam o que estão fazendo para melhorar o nosso sistema de transporte público. www.onibusrecife.com.br

Anônimo disse...

Em relação as "amarelinhos" eu também gostaria de saber porque eles aumentaram de tamanho recentemente? Nunca vi um deles lotado, grande ou pequeno, então o que justifica essa substituição? Certamente, os novos ônibus, maiores, consomem mais combustível e poluem mais, ao mesmo tempo que ocupam mais espaço em nossas já congestionadas ruas e produzem ainda mais poluição sonora.