O mandato do Vereador Márcio de Souza convida para a Audiência Pública, no âmbito da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, para discutir a instalação de um Polo Avançado do Instituto Federal de SC - IFSC, no bairro Ribeirão da Ilha, no dia 29 de setembro, quinta-feira, às 19:30h, no Centro Comunitário da Freguesia do Ribeirão.
A possível instalação de um Polo Avançado do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC é um marco para a comunidade do Ribeirão da Ilha, uma vez que se pretende criar cursos na área de Maricultura e Pesca, evidenciando, assim, a Escola do Mar em Florianópolis.
Para a audiência, foram convidados: FLORAM, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Associação de Mulheres Ambientalistas e Maricultoras do Sul da Ilha, Instituto Federal de Santa Catarina, Superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Ministério das Relações Institucionais, Escola Básica Batista Pereira, Colégio Estadual Dom Jaime Câmara, Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha, Centro Social da Freguesia do Ribeirão da Ilha e Conselho Comunitário Baldicero Filomeno (Alto Ribeirão).
O Mandato do Vereador Márcio de Sousa solicitou, ao Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão do Município, Sr. Hamilton Pacheco da Rosa, o relatório das câmeras de monitoramento que irão ser instaladas no bairro Canasvieiras. Tal solicitação dá-se pelo fato desse mandato estar, há mais de dois anos, lutando pela colocação das referidas câmeras naquela localidade.
Por solicitação da Associação dos Maricultores e Pescadores da Cachoeira do Bom Jesus, em 20-09-11, o mandato encaminhou ofício ao Sr. Sebastião Machado, Chefe da Cosip da Prefeitura Municipal, solicitando a possibilidade de um levantamento na orla da praia da Cachoeira do Bom Jesus, com o objetivo de implantar uma rede de iluminação pública naquele local.
Márcio de Souza solicitou ao Secretário Municipal de Obras, Américo de Medeiros, providências sobre a situação do asfalto da R. Emb. Edmundo da Luz Pinto, pois, no dia 15 de agosto do corrente, nossa equipe esteve na localidade e verificou a situação precária em que se encontra o calçamento da referida rua, a qual serve, também, de acesso à creche municipal da localidade.
O vereador Márcio de Souza solicitou o envio de expediente, via Plenário da Câmara Municipal, ao Instituto de Planejamento Urbano (IPUF), bem como ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), solicitando a elaboração de um estudo para a restauração da Igreja São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, edificada, no centro da cidade, entre 1787 e 1830 por uma comunidade formada por escravos e ex-escravos. Cabe ressaltar que, no Séc. XIX, o artista Victor Meirelles fez a pintura de um amplo panorama da cidade do alto de suas escadarias, tornando-se, à época, um dos principais pontos turísticos de Florianópolis. Mas, devido a sua antiguidade e falta de manutenção, a mesma está começando a apresentar sérios problemas em sua estrutura.
Estiveram presentes, entre outras autoridades, o prefeito Djalma Berger (SJ), o Prefeito Ronério Heiderscheidt (Palhoça), o Secretário Municipal de Turismo de Fpolis., Vinícius Lummertz, o Diretor Adjunto da Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, Carlos Alberto Pereira da Silva, o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Biguaçú, Douglas Borba, e representantes dos Blocos Caramuru e Dascuia, além, é claro, do Prefeito Dário Berger, os quais comemoraram e agradeceram, enfaticamente, o que consideram uma conquista muito importante para todos e que vai fortalecer, sobretudo, o carnaval da capital..
Aprovado Projeto do Vereador Márcio de Souza, que altera o art.1º da Lei 4.810/95, criando o “Museu do Carnaval Hilton Silva (Lagartixa)”, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes e que, a critério de oportunidade, conveniência e interesse da Secretaria vinculante, é facultado, ao Museu, expor obras, fantasias e/ou documentos carnavalescos pertencentes a outros municípios do Estado. OMuseu do Carnaval terá a sua sede localizada nas dependências da Passarela do Samba “Nego Quirido”, local onde as escolas de samba de Florianópolis realizam seus desfiles e ensaios técnicos, notadamente mais apropriado para acomodar as instalações necessárias para o funcionamento do Museu do Carnaval, pela sua estrutura, espaço físico e localização, o que é primordial para a visitação da população ao acervo histórico carnavalesco.
O Vereador Márcio de Souza solicitou, via Plenário da Câmara Municipal, o envio de expediente ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando a nomeação do Conselho Municipal de Segurança – CONSEM, visto que os Conselhos de Segurança de Florianópolis estão aguardando tal nomeação para iniciar o projeto Floripa Segura 2011/2012.
alunos de cursos pré-vestibulares e de cursos profissionalizantes, o desconto de 50% no vale transporte, que já é concedido aos alunos devidamente matriculados nas séries do Ensino Básico, Médio e Superior.
