sexta-feira, 29 de julho de 2011

BERBIGÃO DO BOCA - PATRIMÔNIO IMATERIAL

Em 28/06/2011, foi protocolado Projeto de Lei Complementar, de autoria do Vereador Márcio de Souza, que tomba, como Patrimônio Cultural Imaterial do Município, o Bloco Carnavalesco Berbigão do Boca. O Bloco, criado na 4ª feira de cinzas do Carnaval de 1992, com o objetivo de motivar a maior festa popular da cidade e que atingiu a maioridade quando o Decreto Municipal 2150/93 o oficializou como a Festa de Abertura do Carnaval de Fpolis., completará 20 anos em 2012.

O Patrimônio Cultural Imaterial é uma concepção de Patrimônio Cultural, que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva, em

respeito a sua ancestralidade, para as gerações futuras. Os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, as lendas, músicas, costumes e outras tantas tradições são exemplos de Patrimônio Imaterial.

Um comentário:

TIAGO SILVA disse...

PREZADO AMIGO VEREADOR MÁRCIO DE SOUZA, LHE PARABENIZO PELA GRANDE INCIATIVA DE IMATERIALIZAR COSTUMES E TRADIÇÕES COM ESSA.
ENTRETANTO, TODOS SABEMOS QUE AS GRANDES SOCIEDADES SÃO HISTÓRICAS E CENTENÁRIAS EM NOSSA CIDADE. FICA COMO SUGESTÃO: NÃO DEVERÍAMOS IMORTALIZA-LAS TAMBÉM COMO PATRIMÔNIOS PELCULIARES DE NOSSA LINDA CIDADE? AS RAZÕES SÃO MUITAS, DENTRE ELAS: SÓ EXISTEM AQUI, TRABALHOS EM PAPEL MACHÊ, CELOFANE TRABALHADO NAS ALEGORIAS, MUTAÇÕES SEMELHANTES A PARINTINS (PORÉM MAIS COMPLEXAS NA FORMA VERTICAL) E POR FIM, SUAS DIRETORIAS FAZEM O POSSÍVEL PARA MANTÊ-LAS ATIVAS NO CARNAVAL DA CIDADE, PREENCHENDO AS GRANDES NOITES NO ENRTORNO À PRAÇA XV. Atualizado em 02/08/2011: Informação do gabinete do vereador Márcio de Souza:

“Em 28/06/2011, foi protocolado Projeto de Lei Complementar, de autoria do Vereador Márcio de Souza, que tomba, como Patrimônio Cultural Imaterial do Município, o Bloco Carnavalesco Berbigão do Boca. O Bloco, criado na 4ª feira de cinzas do Carnaval de 1992, com o objetivo de motivar a maior festa popular da cidade e que atingiu a maioridade quando o Decreto Municipal 2150/93 o oficializou como a Festa de Abertura do Carnaval de Fpolis., completará 20 anos em 2012.
O Patrimônio Cultural Imaterial é uma concepção de Patrimônio Cultural, que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva, em respeito a sua ancestralidade, para as gerações futuras. Os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, as lendas, músicas, costumes e outras tantas tradições são exemplos de Patrimônio Imaterial”.

SERÁ UMA GRANDE SACADA PRESERVARMOS ESTAS NOBRES, IMPORTANTES E HISTÓRICAS GRANDES SOCIEDADES CARNAVALESCAS.