segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

"O presidente negro"

O vereador Márcio de Souza encaminhou requerimento ao magnífico reitor da UFSC e ao diretor de Gestão e Desenvolvimento Acadêmico da PREG, solicitando que o livro “O presidente negro ou o choque das raças”, de Monteiro Lobato, seja retirado, urgentemente, da lista de livros indicados pela Coperve para o vestibular UFSC/2010.

Em 1926, o livro não foi publicado nos Estados Unidos pois ofendia um dos grupos étnicos que ajudou a construir a “América”.

A UFSC, se realmente pretende incentivar a presença de estudantes negros, através do Programa de Ações Afirmativas, está sendo contraditória, pois nenhum candidato negro se sentirá acolhido por uma instituição que obriga os vestibulandos a ler um livro que segrega as etnias.

A indicação do livro, em curso pontual, até caberia como material de discussão, se acompanhado da crítica do segregacionismo, eugenismo, machismo e preconceito contra deficientes físicos. No entanto, indicado para leitura em massa, pode transmitir um equivocado posicionamento da instituição, que a Comissão de Ações Afirmativas quer preservar através da ação indicada.

Nenhum comentário: