O vereador Márcio de Souza participou ativamente deste importante evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Na oportunidade, vários representantes da sociedade civil e governamental manifestaram suas expectativas, críticas e posicionamentos sobre a qualidade dos serviços de transporte coletivo.
Para o vereador, na sua intervenção, uma questão fundamental é o controle social representado pelo funcionamento do Conselho Municipal do Transporte Coletivo, que carece de uma profunda reestruturação capaz de comportar, paritariamente, a participação dos usuários, e deixe de representar, majoritariamente, os interesses das empresas. Márcio também ressaltou a necessidade do cumprimento da lei 034/99, no que tange à realização do Plano Municipal do Transporte Coletivo, como um processo de construção dialogada de soluções para os grandes problemas do transporte coletivo.
O vereador fez severas críticas ao serviço dos ônibus amarelinhos, que funcionam de forma excludente em relação aos obesos, grávidas e portadores de necessidade especiais. Tal situação é decorrente do tipo de catraca que limita o ingresso dos usuários nessas condições. Acrescenta, ainda, os problemas no acesso ao ônibus, uma vez que o pagamento da passagem tem que ser feito no momento da entrada.
No debate, ficou evidenciado que cabe ao Poder Público assumir mais intensamente a direção do transporte coletivo no município. Por isso, é fundamental e estratégica a realização da licitação para o transporte coletivo de Florianópolis, no ano de 2009. Para tanto, a Câmara Municipal precisa aprovar o projeto de decreto legislativo do vereador Márcio de Souza, PDL 2.156/2005 – Dispõe sobre a realização de um Plebiscito sobre Municipalização da Cotisa, dos Terminais e do Transporte Coletivo, que trata dessa questão de relevante interesse para a cidade.
2 comentários:
Transporte público, uma solução comum que favorece a maioria. Vejam o que estão fazendo para melhorar o nosso sistema de transporte público. www.onibusrecife.com.br
Em relação as "amarelinhos" eu também gostaria de saber porque eles aumentaram de tamanho recentemente? Nunca vi um deles lotado, grande ou pequeno, então o que justifica essa substituição? Certamente, os novos ônibus, maiores, consomem mais combustível e poluem mais, ao mesmo tempo que ocupam mais espaço em nossas já congestionadas ruas e produzem ainda mais poluição sonora.
Postar um comentário