quinta-feira, 13 de maio de 2010
Moções de aplauso
Silvia é bailarina há mais de 20 anos, estudou e se aprofundou em danças árabes e ciganas com vários profissionais conceituados brasileiros e estrangeiros, desempenhando trabalho profissional, desde 1995, em grupos de dança e, também, como arte-educadora em dança-expressão.
José Silvano Pinheiro, 72 anos, é professor aposentado e membro do Conselho Fiscal da Associação de Amigos do Parque da Luz. Professor Pinheiro, como é conhecido, foi o criador do curso de Nutrição da Ufsc e frequenta o Parque todos os dias, cuidando de suas plantas e ouvindo o canto dos tiés sangue, corujas, bicos de lacre, canários e pardais.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
EEB Professora Otília Cruz
EBM Mâncio Costa
Fomos informados, através do ofício G.S. 1959/09, que a Diretoria de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com o sr. Flávio de Mori, da Associação de Moradores do bairro, fizeram uma busca pela área a desapropriar e, após verificação, solicitaram uma avaliação ao setor competente da Secretaria de Obras.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Passe de ônibus para estudante de cursinho
O PLC está, atualmente, na Comissão de Viação.
Sociedade Novo Horizonte

O vereador Márcio de Souza, acompanhado da coordenadora da Coppir, Sra. Ana Paula Cardoso, e da presidente do Compir, Sra. Valdeonira Silva dos Anjos, participou da inauguração da nova sede da Sociedade Novo Horizonte, na última 6ª feira, com participação de lideranças de todo o estado, principalmente de representantes de clubes negros e de entidades defensoras dos direitos da população negra.
Militante do Movimento Negro, reconhecido em Santa Catarina pela defesa das vítimas de crimes raciais, grande incentivador da organização de entidades de movimento negro e propositor da criação de coordenadorias de promoção de políticas públicas para a igualdade racial em vários municípios, o vereador participou das negociações que resultaram na construção do novo prédio e vê, nessa resistência, resquício da luta que tomou conta das lideranças da etnia negra, no início do século 20, após a abolição da escravatura, na tentativa de se manterem unidos e preservarem sua cultura.
A Seppir - Secretaria Nacional de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial -, estimula a reorganização destes clubes, além de ter programa para incentivo do tombamento dos espaços, como patrimônio imaterial e cultural brasileiro.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Encontro das Velhas Guardas – SP
Foram dias com exposição de filmes, debates, rodas de samba e shows. Participaram, também, as Velhas Guardas da Império Serrano (RJ), Camisa Verde e Branco (SP) e Tabajara (MG).
A experiência adquirida por eles, e que nos é passada, é de fundamental importância para a trajetória e continuidade do nosso samba.
Portanto, parabéns e o nosso respeito!
domingo, 2 de maio de 2010
29 de abril - Dia Internacional do Cão-guia
O vereador Márcio de Souza é o autor da lei 6.874/2005, que garante o trânsito, ingresso e permanência de animais para fins de terapia (zooterapia) e educação nos locais, estabelecimentos e meios de transporte públicos, desde que não ofereçam risco à saúde e à integridade física de outras pessoas, assegurando aos técnicos especializados (Zooterapeutas), treinadores e usuários dependentes, o direito de livre locomoção na cidade.
O vereador também é co-autor da lei complementar 183/2005, que proíbe a utilização, sob qualquer forma, de animais selvagens, nativos, domésticos, ou exóticos, em circos ou espetáculos assemelhados no território municipal.
Um projeto de teor similar está tramitando na Câmara Federal. Apresentado em 2006, o projeto de lei 7.291, do senador Álvaro Dias (PSDB/PR), que proíbe, no âmbito federal, o uso de animais em circos, foi aprovado, por unanimidade, pela Comissão de Constituição e Justiça, devendo seguir para o Plenário. (Fonte: http://www.wspabrasil.org)
Saneamento da Prainha
Os representantes da região também se farão presentes, pois a reivindicação contempla as necessidades básicas das comunidades (saúde, educação, economia, lazer e recreação), pois, nesta região, no verão, especialmente as crianças, se banham, sem imaginar os riscos a sua saúde, além, também, da pesca, que ali existe para a subsistência dos moradores. Mais adiante, nos galpões dos Clubes Náuticos, temos as práticas desportivas, onde os frequentadores, também, estão submetidos às péssimas condições do saneamento.
Assim sendo, é fundamental e estratégico que o mar da Baía Sul seja saneado e a vida seja reconstruída em sua plena forma.
sábado, 1 de maio de 2010
Abusos no Direto do Campo
Além das autoridades governamentais e não governamentais convidadas, participaram vários munícipes, tendo as discussões sido bastante proveitosas e lembrando, o vereador Márcio de Souza, que os proprietários dos Diretos do Campo aceitaram o desafio do Cestão do Povo, à época do Governo Popular, que instituiu o Programa, portanto, as condições do Programa têm que continuar vigorando, uma vez que nada de diferente foi acordado.
Sendo assim, vai ser levantada a possibilidade de colocar produtos orgânicos nos Diretos do Campo, bem como verificar, através da Sesp, a melhor maneira para reduzir o preço do produto para o atualmente estabelecido.
Sessão Solene Medalha Cruz e Sousa
O vereador apresentou projeto de resolução para homenagear Vera Lúcia Pereira, integrante da Velha Guarda da Protegidos e que trabalha como voluntária para a Escola nos serviços de colagem e costura. Além disso, se dedica a ajudar um clube de futebol da rua onde mora e, através do futebol, incentiva a prática de outros esportes, como o vôlei, para as meninas da comunidade.
A Medalha Cruz e Sousa é entregue a pessoas negras ou defensoras da raça negra, por seus relevantes trabalhos realizados em prol da mesma.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
III Semana das Religiões de Matrizes Africanas
O evento teve a participação de autoridades, representantes da sociedade civil, além dos admiradores da arte e simpatizantes das religiões de matrizes africanas.
Na Sessão Comemorativa, na mesma noite, na Câmara Municipal, coordenada pelo vereador Márcio de Souza, foram prestadas homenagens, in memorian, à Mãe Hilka, à Mãe Ida, ao Pai Tizourinha de Ogum e ao Pai Leco, que deram seus nomes a conhecidos terreiros em Florianópolis e ali desenvolveram grandes trabalhos. Prestigiada por dirigentes e representantes de dezenas de organizações ligadas às religiões de matrizes africanas, além de vereadores, a Sessão contou com a participação especial da cantora Iara Germer, acompanhada, no violão, pelo não menos profissional, Guilherme Partideiro.
A programação seguiu na quinta-feira, 22, às 16h, com apresentação dos vídeos Ojúoba e Mojubá, e, às 19h, no Plenarinho da Câmara, com o painel de debates “Urbanismo e Fé – A Dimensão Subjetiva do Plano Diretor”, do qual o vereador Mário de Souza foi mediador, quando se posicionaram os convidados para a mesa, Dr. Maurício Pessutto, Procurador da República, em Fpolis.,das áreas do Direito Cível, do Consumidor, Ambiental e Direitos Humanos, Sra. Adriana T. Ventura, Técnica em Meio Ambiente e Gerente de Controle de Emissões Sonoras da FLORAM, Mãe Lourdes de Oyá, Yalorixá do Ilê Ogum e Oyá Mensageiros do Amor, Sr. Guaraci Fagundes, Teólogo Afro e Babalawó Ifá Igá Asé Obá Olorun Funmi, e Sra. Kátia Regina Luz, Presidente da Associação dos Terreiros do Ritual de Almas e Angola.
A tônica do debate foi a discussão a respeito dos problemas enfrentados pelos adeptos das religiões de matrizes africanas, que têm, sistematicamente, sido vítimas, em suas sedes, de desrespeito e discriminação por parte de vizinhos e autoridades policiais.
Na sexta-feira, 23, Dia de São Jorge, foram realizadas homenagens específicas nos terreiros e, no domingo, 25, aconteceu a Carreata de Ogum, que saiu, às 15h, da Avenida Beira Mar de São José e seguiu até a sede do Grêmio Consulado, na Caieira, ali se realizando uma cerimônia.
Adiado Dia Nacional do Choro
Pedimos desculpas, pelos transtornos causados, a quem se programou para participar do evento e convidamos todos (as) a prestigiar os nossos artistas, que, num esforço maior, também precisaram se reprogramar para a próxima data.
sábado, 17 de abril de 2010
Dia Nacional do Choro
Haverá uma roda de choro na Travessa Ratclif, dia 23, sexta-feira, às 19h, e, no Mercado Público, dia 24, a partir das 10h30, apresentação de grandes nomes do choro da cidade.
Os eventos são coordenados pelo Mandato do vereador Márcio de Souza, produzidos por Samburá Sonoro e apoiados pela Fundação Franklin Cascaes.
A data é em homenagem ao maior músico brasileiro, Alfredo da Rocha Viana, o Pixinguinha, nascido em 23 de abril de 1897.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Direto do Campo
Educação para Mídia
A Educação para Mídia dará atenção especial à compreensão da lógica comercial que rege a produção midiática; à capacidade dos meios de influenciar a decisão de meninos e meninas quanto à aquisição de produtos; à construção midiática de padrões estéticos e sociais, que podem afetar a relação positiva dos jovens com seu próprio corpo, assim como estimular o preconceito relacionado à gênero, crença, classe social ou etnia; à noção de que os conteúdos veiculados na mídia, sejam eles de caráter informativo ou de entretenimento, não são retratos fieis da realidade, mas, sim, de visões de mundo e de sociedade que devem ser analisados com cautela.
As instituições de ensino superior poderão auxiliar na implantação da lei, especialmente o corpo discente e docente dos cursos de jornalismo, profissionais da área da iniciativa privada e Ongs.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Fechamento da Escola Otília Cruz
H1N1 nas escolas
Recentemente, o Ministério da Saúde publicou o calendário de vacinação em combate ao vírus H1N1. Assim, é necessário que uma campanha seja feita junto à Rede Estadual, em virtude da grande concentração de alunos em sala de aula, grande fonte de hospedagem e transmissão do vírus da gripe A.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Direito autoral
Mais informações: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/146229.html
Falta d’água
As reclamações ao 0800 da Casan nem sempre surtem o efeito desejado, uma vez que as informações dadas pelos atendentes são desencontradas e, muitas vezes, os moradores não são atendidos pelo caminhão PIPA.
O documento enviado à Casan, pelo mandato do vereador, questiona se há algum tipo de vazamento de água, ainda, nas proximidades das ruas, qual a demanda do abastecimento de água da região e quais os critérios para envio, a todos, de caminhões PIPA.
O vereador quer saber, também, porque a água só é liberada na madrugada e com tão pouca pressão, às vezes, que impossibilita a chegada às caixas d’água, uma vez que grande parte da comunidade reside na parte alta, mas o mesmo não acontece com os apartamentos ali instalados posteriormente.
O requerimento foi protocolado pessoalmente pelo vereador Márcio de Souza, em audiência com a Superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Sra. Adeliana Dal Pont, que disse já ter previsão de melhorias para a região, através da construção de um equipamento, nas imediações do Colégio Padre Anchieta, que irá melhorar sensivelmente a questão da pressão da água. Quanto ao racionamento, disse haver muitos problemas por conta das construções irregulares feitas em cima das instalações da Casan e que, hoje, há dificuldades em se resolver a situação de determinados vazamentos que estão, praticamente, soterrados abaixo das residências.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Semana das Religiões de Matrizes Africanas
Amparados pela Lei 7558/2008, criada através de projeto de lei do mandato do Vereador Márcio de Souza (PT), que instituiu a Semana das Religiões de Matrizes Africanas no Município de Florianópolis/SC, estamos organizando a III edição da mesma, que apresentará um conjunto de eventos desenvolvidos pelas entidades representativas das religiões.
O documento conclusivo do painel de debates servirá de subsídio para participação da comunidade religiosa no processo do Plano Diretor Participativo, que deverá sofrer nova demanda de participação popular nos próximos meses, antes de ser remetido à Câmara Municipal para apreciação.
PROGRAMAÇÃO
20/04 - 3ª feira
16:00 - Abertura da Exposição "Pinturas de Mãe Beth de Oxalá", Atabaques e Orixás – Espaço Cultural Jerônimo Coelho, Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina
17:00 - Apresentação da 2ª edição do livro de Giovani Martins “Ritual de Almas e Angola – a Umbanda Catarinense”, Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina
19:00 – SESSÃO COMEMORATIVA (In memorian: Mãe Ida, Mãe Hilka, Pai Leco e Tizorinha de Ogum),
Plenário da Câmara Municipal de Fpolis
22/04 – 5ª feira
16:00 – Apresentação de Vídeos - Plenarinho da Câmara Municipal
OJÚOBA - Liberdade Religiosa. Eu tenho fé! Direção Vinícius Barbosa / roteiro Jorge Mello
MOJUBÁ – Da África para o Brasil (parte I) – documentário sobre o candomblé
18:30 – PAINEL DE DEBATES no Plenarinho da Câmara Municipal
“Urbanismo e Fé – A Dimensão Subjetiva do Plano Diretor”
Mediador - Vereador Márcio de Souza - PT
Debatedores:
Mãe Kátia Regina D'Omulú - Assoc. dos Terreiros de Umbanda Almas e Angola
Mãe Lurdes de Oya - Ilê de Ogum e Oya Mensageiros do Amor
Babalorixá Guaraci E. Fagundes – Iga Asé Obá Olorun Funmi
Dr. Marcelo Petry, Promotor de Justiça do RS
Dr.Gerson Antônio Basso – Diretor Superintendente da FLORAM
23/04 – 6ª feira (Dia de São Jorge)
Homenagens específicas nos Terreiros de Cultura de Matrizes Africanas
25/04 – Domingo
15:00 – concentração para a Grande Carreata de Ogum (saída Beira Mar de São José até a sede do Consulado) e cerimônia de homenagem a São Jorge, na Caieira
Diante do acima exposto, muito nos honraria sua presença neste evento, para contribuir com o debate com novos olhares e para que, assim, se cumpra o objetivo a que nos propusemos, em prol de um coletivo.
Sendo o que tínhamos para o momento, nos despedimos com apreço.
Vereador Márcio de Souza – PT