quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ÚLTIMA HOMENAGEM AO POETA UBY OLIVEIRA


Agora, os bares, restaurantes e as praças da cidade não mais verão Uby adentrar com seu jeito humilde, bolsa a tiracolo, apresentando seus poemas, obra de sensibilidade extrema.
Uby Oliveira, grande operário da poesia, nos deixou para poetar perto dos bons de espírito, com certeza!
Natural de Porto Alegre, Uby vivia, há 17 anos, em Florianópolis, com a esposa Adriana e dois filhos.
Publicou "Poesilha", livro de poesias viabilizado pela Fundação Franklin Cascaes.
Seu corpo foi enterrado na manhã de 30/09, às 10 horas, no cemitério do Campeche, mas sua simpatia e seu jeito peculiar de ser sempre estarão entre nós!

MAU ATENDIMENTO no CEE



O Vereador Márcio de Souza encaminhou ofício ao Sr. Carlos Guilherme Zigelli, Diretor Superintendente do SEBRAE/SC, relatando o mau atendimento dispensando ao Sr. Pedro Luiz Franco, vendedor ambulante, que, em 22 de agosto, às 9 horas, se dirigiu ao Centro de Educação Empresarial desta Capital, para informações acerca do Programa Federal que objetiva a formalização de profissionais que atuam na informalidade.
Na data, previamente agendada, ao se dirigir ao contador e questioná-lo sobre as possibilidades e incentivos que a Presidente Dilma Rousseff expressa, com entusiasmo, em seus programas veiculados pela mídia nacional, obteve como resposta, do referido senhor, que não há nenhum tipo de incentivo nem possibilidade de formalização do seu trabalho, agindo de forma arrogante e grosseira perante a pessoa simples que é o Sr. Pedro, o qual se sentiu humilhado com tamanha afronta aos princípios constitucionais e à função social desta instituição, enquanto representação direta do Estado.

CONFERÊNCIA PARA SEGURANÇA

Em 30/08, o Vereador Márcio de Souza protocolou ofício ao Executivo, sugerindo solicitar, à Secretaria Municipal de Segurança Pública, a realização de uma Conferência EMERGENCIAL de Segurança Pública, visando uma discussão ampla, com órgãos públicos e população, com o intuito de promover a efetivação da segurança social, a qual vem sendo alvo rotineiro de crimes, alarmando a população, a qual se sente aprisionada pelo temor causado pelos constantes delitos.

MANDATO NO FÓRUM DE EDUCAÇÃO


O mandato do Vereador Márcio de Souza se fez representar, pelos assessores Nilza Girolla e Fábio Ferreira, nas reuniões do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnico-Racial do Estado de SC, em 03 e 24/08/11, nas cidades de Gaspar e São José, respectivamente, as quais debateram as relações étnico-raciais no ensino, consolidando a discussão a respeito dos eixos primordiais a serem respeitados pelo Fórum, no que concerne ao Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana (Lei 10.639/03), na construção dos Planos Municipais.
Naquela oportunidade, ainda, em Gaspar, foi eleita a Professora Neli Góes Ribeiro, da UDESC, para a primeira secretaria do Fórum.
A próxima reunião será no final do mês, no município de Itajaí.

Enquanto o Fórum de SC aqui se organiza, estudantes, representantes de movimentos sociais e profissionais da educação também se reuniram, no dia 18 de agosto, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, para também discutir o ensino da questão racial no currículo escolar. O seminário Educação das relações étnico-raciais - implementação e a efetivação das diretrizes curriculares nacionais faz parte do ciclo de debates promovido pelo Instituto, por ocasião do Ano Internacional dos Afrodescendentes.
O pesquisador Rodrigo Ednilson de Jesus, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mururi e UFMG/FE, apresentou pesquisa referente à consolidação da Lei 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade de inclusão da temática "História e cultura afrobrasileira” no currículo da rede de ensino.
Segundo Rodrigo, o objetivo do mapeamento de diferentes projetos de escolas públicas sobre relações étnico-raciais é induzir políticas públicas de implementação da lei em nível nacional. Os problemas vão desde o pequeno número de municípios (7,6% dos 5.107 analisados) com boa adesão às práticas previstas pelas diretrizes da lei, até a baixa formação conceitual dos profissionais e, consequentemente, dos alunos.
Apesar de reconhecer o caráter de incentivo da lei, Rodrigo alerta para a dificuldade em modificar a estrutura do sistema educacional brasileiro: “Surgiram novos projetos, mas parte dos professores enxerga a lei de maneira formalística, não busca ações pedagógicas”.
Os gestores (diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos) alegam que falta informação sobre a aplicação da lei. Em contramão, percebe-se maior disponibilidade de material didático. Para Renísia Cristina Garcia Filice, do Grupo de Pesquisa em Educação e Políticas Públicas: Gênero, Raça/Etnia e Juventude (Geraju - FE/UnB), os educadores desconhecem a história dos movimentos negros e da cultura afrobrasileira. A professora afirma que as visões de mundo e convicções, racistas ou não, se interpõem à criação de políticas públicas e inibem a ação dos gestores.
Renísia diz também que ainda que existam aqueles gestores proativos, com respostas qualificadas sobre a problemática, há uma resistência de outros tipos de gestores em aplicar a lei, como aqueles que não vêem relação entre o problema da desigualdade social (de ordem estritamente econômica), preconceito e racismo. Estudiosos do tema acreditam que, durante essa etapa de convencimento da importância da lei, é indispensável investir em formação continuada.
(relatório enviado pela Profª Marta Lobo, ex-coordenadora da COPPIR de nosso município e, atualmente, cumprindo funções no IPEA, em Brasília)

DESRATIZAÇÃO


Em resposta à solicitação do mandato feita ao Presidente da COMCAP, Marius Bagnati, em 14 de julho passado, os serviços de desratização na ruas do Marfim, Matiambu e do Loro, localizadas no bairro Monte Verde foram executados no dia 16 de agosto, com a utilização de 90 iscas. A comunidade agradece e novos agendamentos já estão sendo feitos pela referida empresa, a pedido, também do mandato.

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL LGBTTT


Resultado de encaminhamento da Semana de Enfrentamento ao Sexismo, Lesbofobia, Homofobia e Transfobia, de maio/2011, que contou com seminários, audiência pública e oficinas diversas, aconteceu na última semana, no Plenarinho da Câmara Municipal, a I Conferência Municipal LGBTTT. O Vereador Márcio de Souza participou da Mesa Redonda - Possibilidades e Desafios na Implantação de Políticas LGBTTT, quando discorreu sobre a luta histórica dos negros, através de seus movimentos organizados, na conquista de muitas das políticas que estão, hoje, a contemplar grande parcela da população deste país e, também, contribuindo com propostas para as frentes de combate ao preconceito e à discriminação às lésbicas, aos gays, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros.

AUDIÊNCIA PÚBLICA SANEAMENTO BAÍA SUL


A audiência pública, solicitada pelo vereador Márcio de Souza, no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, tendo como principal objetivo debater o saneamento de esgoto do trecho que parte dos clubes náuticos, Riachuelo, Aldo Luz e Martinelli, aos ranchos de pescadores da Prainha (Baía Sul), realizou-se no dia 18 de agosto, no salão do Iate Clube Veleiros da Ilha. Compareceram várias lideranças comunitárias e representantes de órgãos publicos, que, após todas as manifestações, solicitaram, através da Comissão da Câmara, um encaminhamento - que teve a unanimidade dos presentes - o de encaminhar, urgentemente, um pedido de audiência com o presidente da Casan, com a presença de todas as lideranças e entidades representativas da comunidade.

SELO DA DIVERSIDADE ÉTNICA

O mandato do Vereador Márcio está coordenando a cerimônia de homenagem aos empregadores que contratam parcela significativa de afrodescendentes nos seus estabelecimentos comerciais, empresas de serviço e em qualquer outra prática considerada laboral e remunerada, enfim, que têm, como princípio, manter uma cota para afrodescendentes, em funções diversas da empresa. Para tanto, também solicitamos a colaboração dos apoiadores do mandato, no sentido de nos comunicar sobre este fato, quando observado nos estabelecimentos que cada qual percorre no seu dia a dia, o que poderá ser feito por e-mail ou pelos telefones 9943-0414 / 3027-5731 (no período da tarde).

OBRA ILEGAL NA FREGUESIA DO RIBEIRÃO


Conforme denúncia feita pelo Presidente do Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha, Sr. Joaquim Aguiar, e, após ofício enviado pelo Vereador Márcio de Souza ao Secretário de Meio Ambiente, Sr. José Carlos Rauen, em 25/07 passado, sobre a solicitação de fiscalização em uma construção para instalação de uma indústria no Ribeirão da Ilha, o Engenheiro Rauen nos oficializou cópia do procedimento de embargo da obra, datado de 18/08/2011, pelo motivo da mesma não possuir o alvará de licença da Prefeitura Municipal.
A intenção do investimento, naquele local, é de instalação de uma indústria para produzir tijolos a partir da casca de ostras, iniciativa muito louvável, já que a comunidade é uma das maiores produtoras do molusco, mas que não pode ser feita de forma ilegal, a 200 metros da bicentenária Igreja Nossa Senhora da Lapa, zona residencial e repleta de construções tombadas pelo Patrimônio Histórico do Município.

VALE TRANSPORTE ESTUDANTIL A HIPOSSUFICIENTES

O Vereador Márcio de Souza solicitou informações, junto à Secretaria de Transportes, referentes à concessão de vale-transporte estudantil aos alunos hipossuficientes, devidamente matriculados na Rede Municipal de Ensino e

cadastrados por aquele órgão.
A solicitação decorre do fato de que vários pais de alunos do ensino fundamental relataram que os cartões estudantis recarregam, sempre, em meados dos meses, acarretando, assim, um grande dispêndio no orçamento dessas famílias, que já enfrentam inúmeras dificuldades.
Não obstante a incerteza da data de carregamento dos cartões, o valor do saldo recarregado não é único, diversificando em alguns meses.
O vereador quer saber, do Secretário João Batista Nunes, qual é a data, efetivamente, que todos os cartões concedidos à comunidade de baixa renda devem ser recarregados e qual é o valor correspondente à recarga, referente ao mês escolar.

POLO AVANÇADO DO IF-SC


O Vereador Márcio de Souza protocolou requerimento para a realização de uma Audiência Pública, em 29 de setembro, no âmbito da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, a ser realizada no Centro Comunitário da Freguesia do Ribeirão da Ilha, com o intuito de discutir a instalação, naquela região, de um Polo Avançado do Instituto Federal de Santa Catarina / IF-SC.
O Instituto Federal de Santa Catarina é uma instituição pública federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), cuja finalidade é formar e qualificar profissionais no âmbito da educação profissional e tecnológica, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, para os diversos setores da economia, bem como realizar pesquisa aplicada e promover o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade.
Assim, a possível instalação de um Polo Avançado do Instituto Federal será um marco para a comunidade do Ribeirão da Ilha, uma vez que se pretende criar cursos na área de Maricultura e Pesca, evidenciando a Escola do Mar em Florianópolis.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Última homenagem a Uby


Agora, os bares, restaurantes e as praças da cidade não mais verão Uby adentrar com seu jeito humilde, bolsa a tiracolo, apresentando seus poemas, obra de sensibilidade extrema.

Uby Oliveira, grande operário da poesia, nos deixou nesta madrugada, para poetar perto dos bons de espírito, com certeza!

Seu corpo está sendo velado na Igreja Batista da Armação do Pântano do Sul e seu enterro será amanhã, 30/09, às 10 horas, no cemitério do Campeche.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SEMINÁRIO ESTADUAL LANÇAMENTO DA 4.ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ODM BRASIL EM SC

25/08/2011 - LANÇAMENTO DA 4.ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ODM BRASIL EM SC

selo odmO Prêmio ODM Brasil reconhece e homenageia o esforço da sociedade, dos governos locais para que o Brasil alcance os Objetivos do Milênio. O Prêmio ODM é destinado a quem trabalha para um Brasil melhor. A quarta edição do Prêmio ODM Brasil ocorre numa conjuntura onde a justiça social, a proteção ambiental e a inclusão mostram-se como os melhores caminhos para se alcançar o desenvolvimento sustentável.

Como parte do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o Movimento Nós Podemos Santa Catarina vem implantando comitês locais para contribuir com a mobilização social dos agentes públicos e da sociedade catarinense.

Este seminário, que acontece dia 25 de agosto no auditório da Celesc, no bairro do Itacorubi, tem por objetivo divulgar os projetos sociais que estão mudando e melhorando a vida das pessoas e também uma oportunidade para fortalecer a solidariedade entre governos, sociedade e empresas para melhorar o mundo, a cidade, o bairro e a escola.

[convite e PROGRAMAÇÃO]

Objetivos do seminário
- Valorizar e incentivar as ações da sociedade civil, empresas e de governos municipais que ajudam o Brasil a atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
- Informar as regras e prazos para a inscrição de projetos para 4º Prêmio ODM Brasil.
- Fortalecer a mobilização social e os projetos locais em prol dos Objetivos do Milênio.

Público
- Representantes das organizações da sociedade civil, prefeituras, poder público e legislativo;
- Escolas, Universidades, órgãos de pesquisa e estudos;
- Empresas e fundações.

DATA: 25 de agosto (quinta-feira)

HORÁRIO: 8h às 17h

LOCAL: Auditório da CELESC (Av. Itamarati, 160 - Itacorubi - Florianópolis)

Inscrições (Fonte)

http://www.odmbrasil.org.br/calendario-detalhes/192/lancamento-da-4-edicao-do-premio-odm-brasil-em-sc


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CEMITÉRIO JUDAICO

O número de judeus fixando residência no Estado de Santa Catarina tem aumentado significativamente, daí a necessidade de contemplar a comunidade judaica, pois, usualmente, os judeus se sujeitam a enterrar seus mortos nas suas cidades de origem, ou em qualquer cemitério do Estado, sem o devido ritual sagrado Chevra Kadisha.

O Vereador Márcio de Souza protocolou requerimento para a realização de uma Audiência Pública, em setembro, no âmbito das Comissões de Constituição e Justiça e Viação, Obras Públicas e Urbanismo, com o intuito de discutir o Projeto de Lei nº 14.052/2010, que institui o cemitério (Campo Santo Judaico) da Associação Israelita Catarinense, ou destina a ele uma área (ala) nos cemitérios já instituídos pelo Poder Público Municipal.

BONÉ NA NOITE

O Vereador Márcio de Souza protocolou, em 16/08, Projeto de Lei que permite a entrada, em Casas Noturnas, Bares e Similares, dos frequentadores que estiverem usando bonés e/ou similares. No caso, entende-se como Casa Noturna, um estabelecimento comercial voltado para diversão, em geral com música ambiente, espaço para dança e venda de bebidas alcoólicas, com horário de funcionamento a partir das 18 horas.

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra “boné” é “peça de vestuário para a cabeça, de copa redonda, com uma pala sobre os olhos”. Também entendemos que o boné é um acessório, assim como o brinco, a pulseira, o colar, e outros, que tantos os homens, quanto as mulheres, utilizam para incrementar o visual.

A justificativa maior que os empresários da noite usam para a proibição da tal "peça de vestuário" refere-se à segurança, pelo fato que, ao usar um boné, torna-se mais difícil a identificação do indivíduo pelas câmeras de segurança, no caso deste cometer algum ato indesejável, como brigas, uso de drogas, etc, existindo, ainda, outros argumentos, dentre os quais, que se consegue "selecionar o ambiente", numa clara intenção de rotular os frequentadores que usam tal acessório.

CUIDANDO DA CIDADE


O Vereador Márcio de Souza solicitou providências ao Secretário Municipal de Obras, Sr. Luiz Américo Medeiros, quanto à situação do asfalto da Rua Embargador Edmundo da Luz Pinto, pois nossa equipe esteve em visita à localidade e fotografou a situação precária em que se encontra a referida rua, acesso bastante utilizado pela comunidade, inclusive para se deslocar até uma creche municipal.




Outro oficio foi encaminhado ao Chefe da COSIP da PMF, Sr. Sebastião Machado, para verificar a possibilidade de um levantamento no local, com o objetivo de intensificar a iluminação da servidão Mangueirão, localizada no Pantanal, nas proximidades da Rua Antônio Francisco da Silveira.



Ao Sr. Hamilton Pacheco da Rosa, Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão do Município, solicitou o relatório das câmeras de monitoramento, a ser instaladas no bairro Canasvieiras, uma vez que o mandato do Vereador Márcio de Souza vem lutando pela colocação das referidas câmeras, naquele local, há mais de dois anos.


ESCOLA DO MAR

O Vereador Márcio de Souza protocolou requerimento para a realização de uma Audiência Pública, em setembro, no âmbito da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, a ser realizada no Centro Comunitário da Freguesia do Ribeirão da Ilha, com o intuito de discutir a instalação, naquela região, de um Polo Avançado do Instituto Federal de Santa Catarina / IF-SC.

O Instituto Federal de Santa Catarina é uma instituição pública federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), cuja finalidade é formar e qualificar profissionais no âmbito da educação profissional e tecnológica, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, para os diversos setores da economia, bem como realizar pesquisa aplicada e promover o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade.

Assim, a possível instalação de um Polo Avançado do Instituto Federal será um marco para a comunidade do Ribeirão da Ilha, uma vez que se pretende, com este Polo, criar cursos na área de Maricultura e Pesca, evidenciando a Escola do Mar em Florianópolis.

DEFICIENTES VISUAIS

Em 14 de julho, foi protocolado PL que declara de Utilidade Pública a Associação Catarinense para Deficientes Visuais - ACPDV, que tem foro e sede nesta capital. A Associação possui por premissa fundamental a promoção da educação, inclusão e assistência social dos portadores de deficiência visual, através de ações e projetos que objetivam o pleno desenvolvimento desta parcela da sociedade, muitas vezes deixada à margem.

CRIME DE RACISMO

O Vereador Márcio de Souza, através de oficio, solicitou providências ao Secretário Estadual de Educação, Marco Tebaldi, sobre crime ocorrido no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) contra a estudante Silvana da Costa, a qual registrou BO contra o diretor dos cursos noturnos, Leo Burn da Silva Jr, o qual se recusou a fornecer o comprovante de matrícula para aquisição do vale transporte. Apesar de a mesma ter solicitado a intervenção do diretor geral do Centro, Sr. Ramão Cassafuz, que a acompanhou até o sr. Leo, pedindo que o mesmo providenciasse o documento, o acusado ainda assim não o fez, declarando em alto e bom tom "não vou dar declaração nenhuma, vocês negros são assim, mal educados".

Atentamos para o fato de que, mesmo sabendo que a conversa estava sendo testemunha por uma auxiliar de serviços gerais, o autor do crime não se preocupou com o conteúdo de suas palavras, demonstrando que, apesar da gravidade do delito, de sua culpabilidade e de seu conhecimento quanto à tutela estatal, ignora a possibilidade de responsabilidade do seu ato, contando com a impunidade.

COTAS PARA NEGROS EM PROGRAMA DE BOLSAS

A Presidente Dilma Rousseff decidiu adotar cotas para negros e indígenas como critério para a escolha dos 100 mil bolsistas do “Programa de Bolsas no Exterior Ciência sem Fronteiras”, lançado em 26/07, no Palácio do Planalto.

A presidente anunciou que haverá reserva de vagas para estudantes negros e indígenas, em percentual que não especificou. Também garantiu que a questão de gênero será levada em conta na escolha.

A decisão foi anunciada por Dilma, após ouvir o discurso do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, de S. Paulo, e o ex-reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar de Almeida Filho.
A Palmares, uma iniciativa da ONG Afrobras dirigida por Vicente, e custeada com a mensalidade dos seus alunos e apoio de bancos e empresas privadas, tem a maioria do seu corpo docente (cerca de 87%) constituído por negros. Segundo o ex-reitor da UFBA, a deficiência em língua estrangeira é o maior entrave para a participação dos estudantes da rede pública no Programa.
A presidente pediu que os empresários banquem outras 25 mil bolsas, uma vez que o Governo se propõe a assumir 75 mil das 100 previstas no Programa, porém, representantes da Federação das Indústrias do Estado de S. Paulo, da Associação Brasileira de Infraestruturua e Indústrias de Base (Abdib), da União Nacional de Cana de Açúcar (Única) e da Câmara Brasileira da Construção (CBIC) não se manifestaram.
O programa de bolsas do Governo é estimado em R$ 3,1 bilhões e tem como prioridade cursos de engenharia, além de outras áreas tecnológicas e de licenciatura em ciências exatas. A decisão da Presidente em abandonar a seleção totalmente por mérito foi recebida com surpresa por assessores.
Dilma afirmou que não há contradição em combinar mérito com outros critérios como a questão "relativa a gênero e a questão étnica”.

(Com informações das Agências - Agestado - Fonte: Afropress - 27/7/2011)

CRIME BÁRBARO

O vereador Márcio de Souza (PT), relatou, na tribuna da Câmara Municipal, o bárbaro assassinato cometido na madrugada de 8 de agosto, em Capoeiras, contra um homem de 61 anos, supostamente por homofobia. O babalorixá Antônio Carlos da Conceição foi brutalmente espancado por quatro rapazes na praça da Rua Dib Chrerem, ao lado do Clube Flamenguinho.

Márcio lamentou que a intolerância tenha chegado a Florianópolis. “As práticas nazistas, que são comuns em cidades como São Paulo, onde skinheads, recentemente, invadiram um bar e

espancaram um homem negro, infelizmente estão começando a acontecer em nossa cidade”, afirmou o vereador, lembrando as reuniões de nazistas em Joinville, à luz do dia, há 10 anos.

De acordo com o vereador, o grupo fascista White Power tem ramificações, até, na Universidade Federal de Santa Catarina. Márcio pediu que a Polícia Civil investigue a fundo o caso do homem assassinado em Capoeiras e apure a existência, ou não, desses elementos neonazistas em Florianópolis.

FUNDO MUNICIPAL DE TURISMO

O plano do Fundo Municipal de Turismo foi aprovado na ultima reunião extraordinária do COMTUR, realizada em 08/08/11, no CDL. O Vereador Márcio de Souza, enquanto Secretário de Turismo, viabilizou os 3 eixos de ação para a estruturação do turismo na cidade: viabilização de um Plano Municipal de Turismo através do debate para elaboração, reativação do Conselho Municipal de Turismo e debate sobre o Fundo Municipal do Turismo. Este último foi debatido, sendo que o projeto elaborado já está sob a apreciação da Procuradoria do Município.

CONVITE AUDIÊNCIA PÚBLICA SANEAMENTO

O vereador Márcio de Souza convida para audiência pública, no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, tendo como principal objetivo debater o saneamento de esgoto do trecho que parte dos clubes náuticos, Riachuelo, Aldo Luz e Martinelli, aos ranchos de pescadores da Prainha (Baía Sul), próximo ao Veleiro da Ilha, audiência esta a realizar-se no dia 18 de agosto, às 19h, no salão do Iate Clube Veleiros da Ilha, na Prainha.

Em 2010, o Mandato do Vereador enviou ofício, à CASAN, solicitando informações sobre o caso, a qual respondeu que as obras iriam dar início no mesmo ano, o que não veio a se concretizar.

FLORAM, IGEOF, FATMA, CASAN, Secretaria Municipal de Obras, Conselho Comunitário da Prainha, Associação dos Pescadores da Prainha, Iate Clube Veleiros da Ilha, Creche Cristo Redentor, Associação do Morro da Queimada, Clubes Náuticos Riachuello, Aldo Luz e Martinelli, Creche Sta. Terezinha, Associação dos Moradores do Morro do Bode, Federação do Remo de SC e Associação do Morro da Mariquinha são as entidades e lideranças que estão sendo aguardadas.